Esqueceu sua senha?
 
 
 
 
Busca Avançada
 
 
 
Receba as notícias da
Nutrição em Pauta
em seu e-mail
 
 

 385 artigos encontrados em Entrevistas
 
 
Intolerância ao glúten pode se manifestar em todas as idades
 
1) A Intolerância ao glúten pode se manifestar em todas as idades?
O trigo é a principal fonte de proteína não animal e está presente na alimentação mundial nas mais diferentes formas de utilização: em grão, farinha, misturas. Porém, é também o agente da Doença Celíaca, que atinge pessoas intolerantes à gliadina, uma das quatro proteínas presentes no grão, e no centeio, cevada e aveia.

2) Como é realizada a  confirmação da doença?
A confirmação da doença é ainda um desafio para os médicos, pois ela pode se manifestar ou ser assintomática. Mas o único tratamento, após o diagnóstico, é uma dieta que exclui 100% a ingestão do trigo e seus derivados e qualquer produto que contenha até mesmo traços do grão.  Esta intolerância é hereditária e autoimune, cuja pré-disposição genética leva à produção de anticorpos contra a gliadina, ocasionando uma má absorção dos alimentos, vitaminas e nutrientes, causando sérios problemas principalmente no intestino delgado.

3) Quando ocorre o maior pico de incidência?
O maior pico de incidência é em crianças depois de um ano, ocorrendo tipicamente entre 18 e 24 meses, pois os primeiros sintomas surgem após uma sensibilização ao glúten, como perda de peso, irritabilidade, redução muscular, em especial nas nádegas, constipação intestinal e anemia. Já na adolescência e vida adulta os sintomas são menos claros, o que pode levar a uma maior demora no diagnóstico. Mas as lesões no intestino delgado, verificadas por uma biópsia, são o padrão ouro na confirmação da doença. Um dos principais riscos é que os celíacos têm 300 vezes mais chances de desenvolver uma doença maligna de intestino. Daí ser indispensável excluir o glúten da alimentação para sempre.

No Brasil ainda não há um cadastro geral de dados, o que dificulta registrar um número preciso de portadores da doença.  E ensina: Eliminar o glúten da alimentação sem nenhum diagnóstico é um erro, pois o trigo é uma importante fonte energética e de fibra. Não se deve guiar por modismos que, a cada momento, apontam um alimento vilão. O que se deve – como com qualquer outro alimento – é um consumo sem excesso, como porção de uma dieta equilibrada e saudável.

A intolerância ao glúten foi o foco do café da manhã promovido pelo ILSI Brasil, que teve como convidada a Dra Elide Medeiros, pediatra e Gastroenteróloga da UNIFESP e uma das principais pesquisadores do tema no país.
 

 
Autor
 
Dra. Elide Medeiros
Pediatra e Gastroenteróloga da UNIFESP e uma das principais pesquisadores do tema no país.

 
Os autores estão em ordem alfabética.
 
 

 
Nossos Patrocinadores
   
 
© Copyright Nutrição em Pauta. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso.