Esqueceu sua senha?
 
 
 
 
Busca Avançada
 
 
 
Receba as notícias da
Nutrição em Pauta
em seu e-mail
 
 



 167 artigos encontrados em Matéria da capa
 
 
Dia Mundial da Alimentação: Lutar contra a fome para reduzir a pobreza
 
O acontecimento comemora o aniversário da Fundação da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação ( FAO), na cidade de Quebec (Canadá), em 1945. A FAO celebrou, pela primeira vez, o Dia Mundial da Alimentação, em 1981, com a intenção de sensibilizar a opinião pública sobre a necessidade urgente de encontrar uma solução duradoura para o problema mundial da fome e má nutrição. Este ano, mais de 150 países tem no programa diversos acontecimentos para comemorar o dia Mundial da Alimentação, cujo tema para 2001/2202 é ?Lutar contra a fome para reduzir a pobreza?

Entre estes eventos está a nomeação dos embaixadores da FAO, em Roma. Um dos embaixadores será Gilberto Gil, pelo Brasil. Os embaixadores da FAO reforçam a luta da organização contra a fome no mundo e mobilizam a opinião pública para ajudar as pessoas em situação de pobreza no mundo para romper o círculo vicioso da fome e da subnutrição crônica. Alimentar a mente para combater a fome é uma campanha educativa mundial por meio de material didático sobre temas como ?O que é fome??, ?O que é má nutrição e quem são os que sofrem de fome???

O que podemos fazer para acabar com a fome??. Este material está disponível em http:/www.feedingminds.org e pode ser utilizado para uma reflexão sobre os temas. Estes diversos eventos em nível mundial e outros que também estão acontecendo no Brasil enfatizam a importância deste dia. A comunidade da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo não poderia deixar de, também, oferecer um espaço para a comemoração do Dia Mundial da Alimentação.

Talvez tenhamos pouco para comemorar considerando a qualidade de vida vivida por milhares de crianças, adolescentes, adultos e idosos em todas as partes do mundo, em especial, no nosso país. Entretanto, observamos inúmeras ações de diferentes setores da sociedade visando tentar modificar este quadro. Assim, a Comissão de Cultura e Extensão Universitária da FSP e o Programa de Aprimoramento Profissional em Nutrição em Saúde Pública desta mesma instituição de ensino organizaram uma série de atividades visando despertar o interesse da comunidade sobre os benefícios de uma boa qualidade de vida numa cidade como São Paulo.

Assim, neste evento foram enfatizadas as questões relacionadas à atividade física, alimentação saudável e políticas públicas, por meio de atividades práticas, recreativas e de divulgação de conhecimentos direcionados a comunidade da FSP e comunidade geral. No evento realizado no dia Mundial da Alimentação discutimos a alimentação em termos das políticas públicas saudáveis. Entendendo que a saúde é um aspecto importante na formulação e implementação das políticas públicas, a alimentação e a nutrição tornam-se aspectos primordiais.
 

 
Autores
 
Dra. Elaine Martins Pasquim
Nutricionista do Departamento de Política de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde - Brasília
Prof. Dra. Ana Maria Cervato Mancuso
Professora do Depto de Nutrição da FSP/USP, Mestre e Doutora em Saúde Pública
Prof. Dra. Ana Marlúcia Oliveira Assis
Prof. Titular da Escola de Nutrição da Universidade Federal da Bahia

 
Os autores estão em ordem alfabética.

Este artigo é um resumo. O artigo em sua íntegra pode ser encontrado na revista Nutrição em Pauta, edição Nov/Dez/2001
 
 

 
Nossos Patrocinadores
   
 
© Copyright Nutrição em Pauta. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso.