Esqueceu sua senha?
 
 
 
 
Busca Avançada
 
 
 
Receba as notícias da
Nutrição em Pauta
em seu e-mail
 
 
 1398 artigos encontrados em Notícias
 
 
Limão: como consumir?
 

O consumo de frutas é de extrema importância para o fornecimento de vitaminas e minerais para nosso organismo, dentre outros nutrientes. As frutas cítricas, assim como o limão destacam-se pela grande quantidade de vitamica C, a qual está relacionada à diversos benefícios ao organismo, como sua contribuição para o sistema imunológico.

O consumo de alimentos fontes de vitamina C deve ser diário, para garantir seus benefícios, porém alguns cuidados devem ser tomados, como evidencia estudo recente, o qual aborda o fato de que o crescente consumo de bebidas açúcaradas e com pH ácido tem sido considerado um fator de risco para o desenvolvimento de lesões nas superfícies dentais. De acordo com os resultados, as bebidas gaseificadas de pH ácido, como refrigerantes à base de limão, apresentaram potencialmente erosivas.

Outro estudo afirma que a erosão é a perda superficial do esmalte, sendo este causado por processos químicos que envolvem fatores extrínsecos como o alto consumo de bebidas que possuem pH muito baixo. De acordo com os resultados, o tempo de exposição do esmalte as bebidas, aumentou os valores da rugosidade das superfícies dos dentes.

De acordo com os resultados dos estudos, deve-se haver atenção em relação à escolha das bebidas com pH ácido a serem consumidas, sendo que as açúcaradas e gaseificadas prejudicaram o esmalte dos dentes. Deste modo, a opção pelo suco natural de limão é uma boa opção, por fornecer todos os benefícios nutricionais da fruta, sem causar tantos danos aos dentes, como bebidas derivadas do suco.

Fontes:

Nóbrega, Diego Figueiredo; Valença, Ana Maria Gondim; Santiago, Bianca Marques; Claudino, Lígia Vieira; Vieira, Thiago Isidro; Lira, Arthur Marinho. Propriedades físico-químicas da dieta líquida gaseifcada: um estudo in vitro. Rev. odontol. UNESP; 39(2)abr. 2010.

Zanet, Caio Gorgulho; Araújo, Rodrigo Máximo de; Araújo, Maria Amélia Máximo; Valera, Márcia Carneiro; Pucci, César Rogério. Refrescos ácidos: dissolução do esmalte/ Acid fizzy drink: dissolution of enamel. Odonto (Säo Bernardo do Campo); 18(35): 14-23, jan.-jun. 2010.

Saúde Pública - 13/mai/2011

 
 
 
 
 

 
Nossos Patrocinadores
   
 
© Copyright Nutrição em Pauta. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso.