Esqueceu sua senha?
 
 
 
 
Busca Avançada
 
 
 
Receba as notícias da
Nutrição em Pauta
em seu e-mail
 
 


 167 artigos encontrados em Food Service
 
 
Produção de arroz e feijão em cozinha-show para maior consumo e satisfação de clientes usuários de restaurantes de autosserviço
 

Rice and beans production in “show kitchen” for better consumption and satisfaction of self-service restaurant clients

palavras-chave:  arroz, feijão, consumo, satisfação

keywords: rice, beans, consumption, satisfaction

resumo

O estudo experimentou a produção de arroz e feijão em “cozinha-show” para alcance dos atributos de comida caseira e excelência sensorial. Objetivos: verificar se o novo modo de preparo atendia às expectativas da clientela e se o consumo de arroz e feijão ampliava-se. Métodos: os clientes foram entrevistados para conceituarem comida caseira e quais alimentos fariam parte deste conceito. A produção de arroz e feijão em “cozinha-show” foi implementada em restaurante autosserviço para avaliações sensoriais, alterações no consumo, viabilidade e aceitabilidade. Questionários: foram aplicados a comensais cativos e foram comparadas médias de consumo per capita nos preparo tradicional e em “cozinha-show”. Resultados: a clientela avaliou negativamente as refeições de restaurantes de autosserviço, os quais não oferecem uma refeição tipicamente caseira. Conclusão: o preparo testado de arroz e feijão é viável e foi aprovado pela clientela. Houve aumento do consumo per capita de arroz e feijão e diminuição das sobras.

abstract

This research implemented rice and beans preparation at a “show kitchen” to provide to such side dishes home-made characteristics and sensorial excellence. Objectives: to verify if the new style of preparation would better fit the client’s needs and if there would be an increment in the consumption of rice and beans. Methods: clients were interviewed to conceptualize home-made food and list which type of food would satisfy such concept. The rice and beans preparation at a “show kitchen” was implemented at an auto-service restaurant to evaluate sensorial characteristics, consumption, viability and acceptance. Regular clients were surveyed and per capita consumption means for traditional preparation style and “show-kitchen” style were compared. Results: the clientele rated auto-service meals negatively, as this type of restaurant does not offer home-style meals. Conclusion: The live preparation of rice and beans proved to be viable and was approved by clients. There was a per capita increase of both dishes, resulting in a decrease of leftovers.

 

 
Autores
 
Prof. Dr. Aldemir Soares Mangabeira
Nutricionista (UnB), Mestre em nutrição Humana (UnB), Pós-graduação em Tecnologia dos Alimentos (UnB) e em Docência no Ensino Superior. Nutricionista no Superior Tribunal de Justiça e Docente das disciplinas de nutrição, no curso de gastronomia do IESB em Brasília.
Prof. Dra Raquel Braz Assunção Botelho
Nutricionista (UnB), Doutora em Ciências da Saúde (UnB), Mestre em Ciência dos Alimentos (Unicamp). Docente em Nutrição na UnB.

 
Os autores estão em ordem alfabética.

Este artigo é um resumo. O artigo em sua íntegra pode ser encontrado na revista Nutrição em Pauta, edição Nov/Dez/2010
 
Conteúdo Exclusivo para Assinantes
 
Este artigo possui a versão completa disponível no site. Se você possui uma senha de acesso preencha os campos do ítem Assinantes na parte esquerda do site.

Se você é um assinante da revista Nutrição em Pauta e não possui senha solicite já! Basta preencher os campos ao lado que enviamos
sua senha!
Solicite sua Senha
 
Nome Completo
 
E-mail CPF

 
 
 

 
Nossos Patrocinadores
   
 
© Copyright Nutrição em Pauta. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso.