Esqueceu sua senha?
 
 
 
 
Busca Avançada
 
 
 
Receba as notícias da
Nutrição em Pauta
em seu e-mail
 
 
 1098 artigos encontrados em Notícias
 
 
Inquéritos alimentares
 

A avaliação do consumo alimentar é uma área de extrema importância na pesquisa e responsável pela obtenção de dados referentes á alimentação de indivíduos e populações, sendo possível realizar o diagnóstico e possível intervenção nutricional, contribuindo para atingir o estado nutricional adequado, colaborando para a saúde e qualidade de vida.

Dentre as ferramentas da avaliação do consumo alimentar, destacam-se os inquéritos alimentares, os quais possuem baixo custo de aplicação, não são invasivos e podem fornecer diversas informações fundamentais sobre a alimentação, dentre outras vantagens de aplicação.

Essa aplicação pode ser observada em estudo recente, o qual foi desenvolvido com o objetivo de conhecer hábitos alimentares e estilo de vida de um grupo de adolescentes eutróficos e com excesso de peso. Na pesquisa, o consumo alimentar foi determinado a partir de questionários de frequência alimentar, de hábitos alimentares e estilo de vida. Através da aplicação desta metodologia, foi possível determinar caracteríticas de consumo alimentar que sugerem que apesar desses adolescentes com sobrepeso e obesidade não tivessem ainda um companhamento nutricional individualizado, as atividades envolvendo educação nutricional, além da prática de esporte, parecem contribuir para bons hábitos de vida e alimentação.

Outro estudo foi desenvolvido com o objetivo de obter informações sobre o padrão alimentar de trabalhadores. Foi aplicado o recordatório 24 horas para determinação do consumo alimentar, sendo possível determinar que a tendência de um aumento do número de lanches entre as refeições principais emerge, embora o padrão refeição convencional ainda é mantida na maioria do grupo em estudo.
As metodologias aplicadas nos estudos fazem parte dos inquéritos alimentares, os quais são fundamentais para a determinação do consumo alimentar. Sendo assim, os estudos que pretendem avaliar a ingestão de alimentos em diferentes situações e associações, devem utilizar as ferramentas da avaliação do consumo alimentar, devendo ser levado em conta os objetivos e caracterísitcas da população em estudo, para que sejam obtidos resultados confiáveis.

Fontes:

Assis, Cristina Moura de; Quio, Vivian Ravadan; Rasseli, Joici Ghisolfi; Cunha, Fátima Gislaine Cartaxo da; Salaroli, Luciane Bresciani. Eating habits and nutritional status of the youth: a comparative study. Nutrire Rev. Soc. Bras. Aliment. Nutr; 34(1): 13-27, abr. 2009.

Kim SY; Kim SM. Energy intake and snack choice by the meal patterns of employed people. Nutr Res Pract; 4(1): 43-50, 2010 Feb.

Saúde Pública - 21/maio/2010

 
 
 
 
 

 
Nossos Patrocinadores
   
 
© Copyright Nutrição em Pauta. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso.