Esqueceu sua senha?
 
 
 
 
Busca Avançada
 
 
 
Receba as notícias da
Nutrição em Pauta
em seu e-mail
 
 

 385 artigos encontrados em Entrevistas
 
 
Especialista alerta sobre os benefícios e malefícios do chocolate
 
1) O chocolate é um alimento benéfico à saúde?
Na Páscoa é natural o aumento no consumo de chocolate, que é rico em gordura, carboidratos e altamente calórico. É inimigo para quem deseja emagrecer e um amigo para agilizar o raciocínio, melhorar o humor, combater o estresse, ansiedade, hipertensão e depressão, além de ser afrodisíaco. O chocolate é um alimento benéfico à saúde, porém, deve-se ficar atento ao consumo e não exagerar.

Sua produção é de massa de cacau, sacarose, manteiga de cacau e outros ingredientes, contém gordura, carboidratos, cálcio, ferro, potássio, cobre, manganês, magnésio, vitaminas E, vitaminas do complexo B, cafeína, feniletiamina e teobromina, que estimulam o raciocínio.

Os ansiosos e apaixonados sempre encontram alívio no chocolate, que tem a capacidade de elevar os níveis de serotonina e endorfina causando sensação de bem-estar, promovendo disposição e evitando a depressão.
O chocolate também possui flavonóides – antioxidantes, que impedem o colesterol (LDL) de acumular nas artérias e combate os radicais livres que provocam o envelhecimento precoce.
 
2) O chocolate pode fazer mal a saúde?
Existem pessoas que possuem sensibilidade aos componentes do chocolate, que pode se manifestar na forma de eczemas, insônia e enxaquecas, além de diarréia em razão do alto teor de gordura e açúcar. Para os que apresentam os sintomas, a solução é limitar o consumo ou eliminá-lo da dieta.

Os portadores de doença celíaca – intolerância permanente ao glúten devem redobrar a atenção aos rótulos, pois muitos chocolates podem conter adição de cereais e glúten. O alerta também é válido para quem possui intolerância à lactose - açúcar do leite, uma boa opção para ambos os casos são os chocolates feitos à base de pó de soja. Já os diabéticos não devem abusar do chocolate dietético, pois são ricos em gorduras e calorias.
 
3) Deve-se ter cautela com a ingestão de chocolate pelas crianças?
Os pais devem ficar atentos com as crianças, já que elas são as mais presenteadas no período. O consumo exagerado pode gerar complicações, como alergias, diarréias, dores de cabeça, ganho de peso e agitação devido à presença de cafeína. O ideal é ingerir quantidades pequenas ao longo dos dias, para não haver alteração no apetite, pois as crianças precisam de outros alimentos e não devem deixar de fazer as principais refeições. Para os adultos, a recomendação é a mesma, muita cautela.
 

 
Autor
 
Dra. Sheila Silva Castro
Nutricionista do Hospital e Maternidade Beneficência Portuguesa de Santo André

 
Os autores estão em ordem alfabética.
 
 

 
Nossos Patrocinadores
   
 
© Copyright Nutrição em Pauta. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso.