Avaliação do Consumo Alimentar de Trabalhadores de Rede Fast Food
 
A ingestão de fast food cresceu dramaticamente nas últimas décadas, assim, oportunidades de emprego aumentaram neste segmento. O consumo frequente de fast food está associado com diversos riscos à saúde, portanto torna-se importante avaliar a alimentação dos trabalhadores destas lanchonetes, já que estes consomem diariamente esses produtos. O objetivo foi avaliar o consumo alimentar dos trabalhadores de rede de lanchonete fast food. Foram avaliados 32 funcionários pertencentes a 9 restaurantes. Foram coletados dados sobre estilo de vida, recordatório de 24 horas e peso e altura referidos. Os funcionários realizavam pelo menos uma refeição no local de trabalho.

A alimentação apresentou-se inadequada em energia, macronutrientes e micronutrientes para a maioria da amostra. Os trabalhadores estudados possuem um padrão alimentar que pode cooperar para um ganho de peso excessivo, resistência a insulina e risco para Diabetes Mellitus tipo 2.
 

 
Autores
 
Lenycia de Cassya Lopes Neri
Aluna de graduação do curso de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da USP.
Maíra Ladeia Rodrigues Curti
Aluna de graduação do curso de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da USP.
Prof. Dra. Regina Mara Fisberg
Profa. Dra. Depto de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo

 
Os autores estão em ordem alfabética. Este artigo é um resumo. O artigo em sua íntegra pode ser encontrado na revista Nutrição em Pauta, edição Jul/Ago/2006