Dietoterapia para o Diabetes Gestacional
 
Diabetes Gestacional é uma forma de diabetes definida como intolerância à glicose que ocorre especificamente durante a gravidez. As causas são variadas, mas a mais comum é o ganho exagerado de peso durante a gestação. As consequências podem ser a macrossomia e até problemas de má formação fetal.

A dietoterapia é um importante item no acompanhamento da gestante diabética, juntamente com a monitoração da glicemia e utilização de insulina, quando necessária. A dieta da gestante com diabetes deve ser saudável, equilibrada, fornecer os nutrientes necessários à mãe e ao feto, manter o controle da glicemia e evitar a produção de corpos cetônicos.

Para isso, é importante a escolha do tipo de carboidrato e frequência das refeições, sem imposições significativamente restritivas. Adequações específicas devem ser feitas de acordo com o grau de resistência à insulina e utilização ou não de medicamentos hipoglicemiantes e da própria insulina.
 

 
Autores
 
Dr. Jair Rodrigues Garcia Júnior
Licenciado em Educação Física, Fac. Ciências - UNESP Mestrado em Ciências Nutricionais, Fac. Ciências Farmacêuticas - UNESP Doutorado em Fisiologia Humana, Inst. Ciências Biomédicas - USP
Dra. Ana Cecília Ferraz Campagnolo
Nutricionista, Pós-Graduanda em Nutrição Clínica da UNOESTE
Dra. Giovana Mochi Davanço
Mestre em Nutrição pela UNIFESP, professora do Curso de Pós-Graduação em Nutrição Clínica da UNOESTE

 
Os autores estão em ordem alfabética. Este artigo é um resumo. O artigo em sua íntegra pode ser encontrado na revista Nutrição em Pauta, edição Mai/Jun/2006