Análise Ergonômica do Trabalho (AET) de uma Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) de São José dos Campos – SP
 

Este trabalho teve por objetivo analisar a ergonomia do trabalho realizado em uma UAN de uma metalúrgica de São José dos Campos – SP. Foram estudados 5 profissionais atuantes nas áreas de pré-preparo e preparo de saladas, pré-preparo de carnes e higienização, utilizando as análises de demanda, de tarefa e de atividade.

Constatou-se que o trabalho realizado exige esforço físico moderado, movimentos repetitivos por longos períodos de tempo, carregamento e levantamento de peso freqüentes, postura em pé e deslocamento durante a realização das atividades. Concluiu-se que os movimentos durante o trabalho eram realizados com a adoção de posturas extremas, não existindo pausas pré-estabelecidas no decorrer das tarefas, e que o ritmo de trabalho era acelerado, podendo acarretar em sobrecarga de trabalho e comprometimento da qualidade do produto.

Concluiu-se que as mudanças são fundamentais para proporcionar um trabalho com maior conforto e menor desgaste para o profissional, levando assim a uma melhor produtividade. Observa-se, freqüentemente nas Unidades de Alimentação e Nutrição (UANs) uma maior exigência de produtividade em tempo limitado, porém, muitas vezes, as condições de trabalho são inadequadas, com problemas ambientais, de  ergonomia nas áreas operacionais ou até mesmo no desempenho das tarefas. Essas condições acabam levando à insatisfação, cansaço excessivo, queda de produtividade, problemas de saúde e acidentes de trabalho (Abreu et al, 2003).

O trabalho nessas unidades é caracterizado por movimentos repetitivos, levantamento de peso excessivo e permanência por períodos prolongados na postura em pé (Matos, 2000). Um dos meios para se reduzir tais problemas é a implantação de programas de segurança e higiene do trabalho (Abreu et al, 2003). Nesse sentido, a preocupação com a saúde do operador de UAN começa a surgir no setor de alimentação coletiva, na medida da conscientização de que as condições de trabalho e saúde estão diretamente relacionadas com a performance e a produtividade (Veiros et al, 1998).

 

 
Autores
 
Andréa Anselmo Antunes
Graduanda do Curso de Nutrição da Universidade de Mogi das Cruzes
Profa. Dra. Mônica Glória N. Spinelli
Nutricionista, Doutora em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP, Professora Assistente da Universidade de Mogi das Cruzes
Renata Akemi Koga
Graduanda do Curso de Nutrição da Universidade de Mogi das Cruzes

 
Os autores estão em ordem alfabética. Este artigo é um resumo. O artigo em sua íntegra pode ser encontrado na revista Nutrição em Pauta, edição Jul/Ago/2005