Remarcação de Consulta para Perda de Peso por Meio de Contato Telefônico: um Método efetivo?
 
Appointment Remark to Weight Loss through Phone Contact: an Effective Method?
 
palavras-chave - obesidade, perda de peso, telefone, agendamento de consultas.

keywords
: obesity, weight loss, telephone, reschedules appointment.

RESUMO

Objetivo: avaliar a efetividade da remarcação da consulta nutricional por meio de contato telefônico. Metodologia: estudo transversal não controlado com mulheres que possuíam IMC≥25 kg/m² e que se encontravam em tratamento nutricional para redução de peso. Todas as participantes incluídas não compareceram à consulta do mês de abril de 2012. O telefonema foi utilizado como forma de remarcação das consultas. Resultados: das 211 consultas agendadas no mês de abril, 52 pacientes faltaram, formando a amostra estudada. Estabeleceu-se contato telefônico com 82,7% das mulheres para reagendamento da consulta. Dessas, 88,4% reagendaram o atendimento após o telefonema. 53,8% da amostra inicial compareceram ao ambulatório novamente. Conclusão: o estudo sugere que o contato telefônico pode ser uma alternativa para resgatar pacientes que faltaram à última consulta do tratamento para perda de peso, à medida que obtivemos o retorno de 53,8% das mulheres que faltaram à última consulta.

ABSTRACT

Objective: To evaluate the effectiveness of nutritional reschedule appointment through telephone contact. Methodology: cross-sectional study not controlled with women who had BMI ≥ 25 kg/m² and were submitted to weight loss treatment that occurred in monthly appointment. All of them did not go to the nutritional appointment in April 2012. We measured weight, height, waist and hip circumferences, marital status, educational level, clinical history and physical activity practice. The telephone contact was used as a way to reschedule the appointment. Results: Among 211 nutritional appointment scheduled, 52 women missed the appointment. It was established telephone contact with 82,7% of those women to reschedule the missed appointment. 88,4% rescheduled the appointment and 53,8% came to the nutritional appointment in the new date. Conclusion: the study suggests that telephone contact can be an alternative way to rescue patients who missed the last appointment, to the extent that 53.8% of women who missed the last appointment returned.

Recebido – 25/7/2013     aprovado – 16/8/2013
 

 
Autores
 
Dra. Betina da Gama Ettrich
Nutricionista, Pós Graduada em Materno Infantil/Hospital Moinhos de Vento
Dra. Gabriela Herrmann Cibeira
Nutricionista do Hospital Moinhos de Vento/Núcleo Mama Porto Alegre, Mestre em Cardiologia e Ciências Cardiovasculares Faculdade de Medicina/UFRGS
Dra. Gabriela Kuhn Penter
Nutricionista, Pós Graduada em Materno Infantil/Hospital Moinhos de Vento
Profa. Dra. Maira Caleffi
MD, PhD - Médica Mastologista. Coordenadora Geral do Núcleo Mama Porto Alegre.
Profa. Dra. Maria Rita Macedo Cuervo
Nutricionista, Professora Assistente do Curso de Nutrição da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

 
Os autores estão em ordem alfabética. Este artigo é um resumo. O artigo em sua íntegra pode ser encontrado na revista Nutrição em Pauta, edição Nov/Dez/2013