Educação Ambiental: uma Análise da Aplicabilidade no Curso de Gastronomia
 

Environmental Education: The Analisy on Applicability of The Interdisciplinarity in Gastronomy Course

Palavra-chave: Resíduos Sólidos Orgânicos. Prática Pedagógica. Educação Ambiental

Key words: Organic Residues, Pedagogic Actions, Environmental Education

resumo

A interferência do homem no meio ambiente reflete em alterações ambientais, muitas vezes irreparáveis, entretanto ações ambientalmente adequadas podem amenizar impactos causados. O Centro Universitário Senac campus Campos do Jordão, sendo uma instituição educacional e consciente de sua responsabilidade socioambiental, realiza ações de Ecoeficiência, e destacam-se as que contemplam resíduos sólidos, que é uma das atuais preocupações mundiais. O trabalho em questão analisou a aplicabilidade da interdisciplinaridade da Educação Ambiental, com foco na geração de resíduos sólidos orgânicos nas aulas do curso de Tecnologia em Gastronomia, identificando instrumentos utilizados na prática pedagógica. O estudo se deu por meio de análise do Projeto Pedagógico e a coleta de dados incluiu estudo de docentes e alunos, a fim de investigar os impactos das práticas educacionais quanto a sua representatividade e intervenção junto a Educação Ambiental. Como resultado constatou-se que o processo ensino-aprendizagem em Educação Ambiental necessita de sistematização para garantir sua efetivação.

Abstract

The interference of man on the environment reflects on a change that is sometimes irreversible, however suitable actions can reduce the impacts caused. Senac University Center in Campos do Jordão, being an educational institution and aware of its social and environmental responsibility, performs some actions of Ecoefficiency, and featuring the ones that contemplates organic residues, which is one of the big concerns in the world nowadays. This present research has analyzed the applicability of the interdisciplinarity on Environmental Education  with its focus on the classes of organic residues in the Gastronomy Technology course, considering the tools used on the pedagogic actions * .  This study went through the Pedagogic Project analysis and the information gathered from teachers and students, with the purpose of examine the impacts from the educational actions in relation to its representation and intervention on Environmental Education. As a result, it was verified that the teaching-learning process from Environmental Education needs some systematical actions in order accomplish its purpouse.

 

 
Autores
 
Prof. Dr.Márcio Joaquim Estéfano de Oliveira
Engenheiro Civil, Mestre em Engenharia Civil e Doutor em Geociências pela Universidade Estadual Paulista. Atualmente é estatutário da Universidade de Taubaté e Professor Assistente da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
Simone Navas Ventura
Pedagoga, Pós-graduada em Adm. Hoteleira e Mestranda em Ciências Ambientais pela Universidade de Taubaté - Unitau; mediadora de Redes de Desenvolvimento Local e pesquisadora do Centro Universitário Senac campus Campos do Jordão no curso de Tecnologia em Gastronomia.

 
Os autores estão em ordem alfabética. Este artigo é um resumo. O artigo em sua íntegra pode ser encontrado na revista Nutrição em Pauta, edição Nov/Dez/2008