Do Cuidado Nutricional ao Cuidado Alimentar: Percepção de Pacientes sobre a Refeição Hospitalar
 
O artigo apresenta os aspectos referentes à percepção dos pacientes com relação às refeições oferecidas em uma unidade de alimentação hospitalar de Florianópolis, SC. O estudo, desenvolvido nos moldes da pesquisa qualitativa, utilizou a entrevista semi-estruturada como técnica de abordagem.

A maioria dos pacientes revelou satisfação com a qualidade das refeições, destacando-se que a avaliação esteve relacionada às características individuais, às limitações da patologia e ao atendimento dos profissionais. As conclusões do trabalho revelaram que há necessidade de uma maior aproximação da equipe de saúde durante o processo de cuidado com o paciente para a construção de uma relação mais saudável com o alimento, as preparações, a patologia e os serviços prestados.
 

 
Autores
 
Juliana de Mello Carneiro
Acadêmica do Curso de Nutrição/UFSC, Bolsista de Iniciação Científica – PIBIC/CNPq – BIP/UFSC.
Maria Fátima Putton Barbosa
Acadêmica do Curso de Nutrição/UFSC
Prof. Dra Anete Araújo de Sousa
Nutricionista, Professora da área de Alimentação Coletiva da Universidade Federal de Santa Catarina, Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, com estágio na França, junto a Assistência Pública dos Hospitais de Paris (AP-HP). Membro do Núcleo de Pesquisa de Nutrição em Produção de refeições (NUPPRE).
Thaís Titon de Souza
Acadêmica do Curso de Nutrição/UFSC, Bolsista de Iniciação Científica – PIBIC/CNPq – BIP/UFSC.

 
Os autores estão em ordem alfabética. Este artigo é um resumo. O artigo em sua íntegra pode ser encontrado na revista Nutrição em Pauta, edição Jul/Ago/2006