Aspectos Econômicos, Nutricionais e Funcionais do Café
 
O café é uma bebida consumida mundialmente, tem grande importância no comércio mundial, ocupando o segundo lugar no mercado de produtos naturais, tendo representatividade política e econômica em vários países. O Brasil é o país que detém a maior parcela da produção mundial e é o segundo maior consumidor.

O café é uma bebida muito apreciada especialmente por suas características de sabor e aroma. Além disso, algumas de suas propriedades relacionadas ao bem estar e manutenção do estado de alerta também são mencionados pelos consumidores. No entanto, os aspectos nutricionais e os efeitos funcionais do café são menos descritos e conhecidos.  Atualmente, o café desperta interesse devido aos seus aspectos funcionais associados à saúde.

A matéria de capa desta edição aborda o café em todos seus aspectos, pois é um produto de complexa composição química, principalmente após sua torrefação, onde compostos originais do grão são degradados e novos compostos são formados garantindo a presença de substâncias nutritivas, bioativas e características de sabor e aroma.

 

 
Autores
 
Dra. Liliane Maria Messias Machado
Nutricionista pela Universidade Federal do Pará, Brasil. Mestre em Ciência de Alimentos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Prof. Dr. José Garrofe Dórea
Professor Titular do Departamento de Nutrição da Universidade de Brasília; Mestrado e Doutorado em Nutritional Biochemistry, University of Massachusetts at Amherst, USA; Pós-Doutorado, Iowa State University of Science and Technology, USA.
Prof. Dra. Teresa Helena Macedo da Costa
Professora Titular do Departamento de Nutrição da Universidade de Brasília; Mestrado em Nutrição, Universidade Federal do Rio de Janeiro; Doutorado em Biochemistry and Physiology, University of Oxford, Inglaterra.

 
Os autores estão em ordem alfabética. Este artigo é um resumo. O artigo em sua íntegra pode ser encontrado na revista Nutrição em Pauta, edição Mai/Jun/2006