Alimentos Funcionais e Exercício Físico
 

Segundo a Agência de Vigilância Sanitária (ANVISA), propriedade funcional é aquela relativa ao papel metabólico ou fisiológico que o nutriente ou não nutriente tem no crescimento, desenvolvimento, manutenção e outras funções normais do organismo humano.

A American Dietetic Association (ADA) define alimentos funcionais como todo e qualquer alimento ou ingrediente alimentar que promove benefícios à saúde. Hardy (2001) inclui, em sua definição de alimentos funcionais, o desempenho físico, pois, segundo ele, alimentos funcionais são alimentos ou ingredientes que apresentam impacto positivo na saúde, desempenho físico ou estado mental, em adição ao seu valor nutritivo.

Os alimentos funcionais podem ser divididos em: natural, como exemplo as fibras; industrializado, onde se incluem os sintetizados e introduzidos nos alimentos; o adicionado, que são os alimentos enriquecidos com substâncias bioativas como probióticos e antioxidantes.

Existem várias categorias de suplementos dietéticos funcionais como os antioxidantes, antimutagênicos, anticarcinogênicos, antimicrobiais, antivirais, estimulante da função gastrintestinal, imunomoduladores, antiinflamatórios, fitoestrogênicos, antihipertensivos, hipocolesterolêmicos e hipoalergênicos. Os mais relacionados ao esforço físico são os antioxidantes, modificadores do dano oxidativo e mecanismos de defesa relacionados ao estresse oxidativo e os suplementos que agem como imunomoduladores e antiinflamatórios (Wayne & Wei, 1998).

 

 
Autores
 
Dra. Eliana A.P. Nahas
Profa. Dra. do Depto de Ginecologia e Obstetrícia, Faculdade de Medicina, UNESP, Botucatu (SP).
Prof. Dr. Roberto Carlos Burini
Professor Titular do Departamento de Saúde Pública da Faculdade de Medicina – UNESP – Botucatu (SP) e responsável pelo Centro de Metabolismo em Exercício e Nutrição (CeMENutri) da Faculdade de Medicina de Botucatu. Bolsista PQ (nível I) CNPq.
Profa. Dra. Nailza Maestá
Nutricionista pós-doutoranda do Centro de Metabolismo em Exercício e Nutrição (CeMENutri), Doutora pelo programa de Ginecologia da FMUNESP, Botucatu (SP), Brasil. Professora Doutora da Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP).

 
Os autores estão em ordem alfabética. Este artigo é um resumo. O artigo em sua íntegra pode ser encontrado na revista Nutrição em Pauta, edição Mar/Abr/2006