Monitoramento Nutricional de Crianças Atendidas em uma Creche Filantrópica
 
O objetivo desta pesquisa foi monitorar o estado nutricional de 35 pré-escolares atendidos em uma creche filantrópica no Rio de Janeiro (Brasil), ao longo de 6 meses, quanto aos índices antropométricos, ao estado nutricional de ferro e ao consumo alimentar das crianças. Foi realizada avaliação sócio-demográfica através de questionário. A análise de hemoglobina foi determinada através do hemoglobinômetro e para avaliação antropométrica foram coletadas medidas de peso e estatura. A avaliação dietética foi realizada pela história dietética e pelo método de pesagem direta de alimentos complementando com o registro alimentar na residência.

Posteriormente foi determinado o Índice de Alimentação Saudável (IAS). Verificou-se que após 6 meses de freqüência na creche apenas 22,9% das crianças permaneceram anêmicas, nenhuma criança apresentou déficit de peso/idade e o IAS foi considerado satisfatório (90 e 92,7 escore). Conclui-se que a creche teve um impacto positivo no estado nutricional de crianças menos favorecidas.
 

 
Autores
 
Carolina Guimarães do Nascimento Carvalho
Graduanda do Curso de Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ.
Dra. Rosana Salles-Costa
Doutora em Saúde Coletiva – IMS/UERJ, Professora Adjunto do Instituto de Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ.
Dra. Roseane Moreira Sampaio Barbosa
Nutricionista da Fundação Ataulpho de Paiva, Mestranda em Nutrição na Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ.
Profa. Dra. Eliane Barbosa Soares de Abreu
Instituto de Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Doutora em Ciência dos Alimentos pela UFF. Professora associada da UERJ e UFRJ.
Tatyane dos Santos Barbosa
Graduanda do Curso de Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ.
Viviane Carvalho Franco
Graduanda do Curso de Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ.

 
Os autores estão em ordem alfabética. Este artigo é um resumo. O artigo em sua íntegra pode ser encontrado na revista Nutrição em Pauta, edição Jan/Fev/2006