Altas temperaturas provocam mudanças no organismo
 
A elevação das temperaturas, com a chegada do verão, implica em mudanças no organismo. A homeostasia, mecanismo que possibilita o organismo funcionar entre 36 e 37 graus Celsius, ativa diferentes mecanismos para manter essa condição. Entre eles a perda de líquido pelo suor.

Apesar do processo ser algo natural, a não recuperação dessas substâncias pode acarretar em sintomas como queda de pressão, tontura, mal estar e até mesmo desidratação. A hidratação e a alimentação são dois pontos importantes para evitar situações piores, como os desmaios.

A reposição da água e sais minerais perdidos pelo suor não pode ser feita de qualquer maneira. Os isotônicos, ricos em sódio e potássio, devem ser utilizados somente por atletas. Os isotônicos são indicados somente para quem faz exercício, pois nesta situação ocorre maior perda de sais minerais. Já o consumo em excesso, por quem não pratica atividade física, pode acarretar em um aumento de pressão.

A maneira mais saudável de repor esses componentes é pela ingestão de água, frutas, legumes e verduras. O consumo de água e desses alimentos é fonte de boa parte dos sais minerais necessários para o organismo.

Fonte
Dra Lígia Brito - Clínica geral do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos