Análise Microbiológica de Leite Cru Comercializado Informalmente no Município de Caxias, Maranhão.
 
Microbiological Analysis of Raw Milk Marketed Informally in the City of Caxias, Maranhão.

Palavras - chave: leite, comercialização, microbiologia
Keywords: milk, marketing, microbiology

RESUMO

O objetivo do presente estudo foi avaliar a qualidade microbiológica do leite bovino cru comercializado informalmente no município de Caxias-Maranhão. Tratou-se de uma pesquisa com abordagem quantitativa de caráter exploratória, descritiva e transversal, de natureza aplicada e de procedimentos experimental. Foram realizadas análises microbiológicas, para determinação do número mais provável (NMP) de coliformes em 15 amostras de leite bovino cru comercializado no município de Caxias-MA. Dos resultados obtidos 53,3% (n=8) das amostras de leite cru encontram-se contaminadas por Coliformes Totais e Termotolerantes, encontrando se em desacordo com os padrões estabelecidos pela legislação que vigora, tais achados evidenciam a precariedade higiênica do leite comercializado, onde os órgãos de vigilância sanitária devem ter maior atenção e rigidez na fiscalização desse comércio informal.

ABSTRACT

The aim of this study was to evaluate the microbiological quality of raw cow milk marketed informally in the city of Caxias, Maranhão. This was a survey with quantitative approach exploratory, descriptive and cross-sectional nature of applied and experimental procedures. Microbiological analyzes were performed to determine the most probable number (MPN) of coliforms in 15 samples of raw cow's milk sold in the city of Caxias-MA. The results obtained 53.3% (n = 8) of the raw milk samples are contaminated by Total Coliforms and thermotolerant, finding himself at odds with the standards established by legislation in force, these findings highlight the precariousness of hygienic milk marketed, where health authorities should have greater attention and stiffness in the supervision of this informal trade.

Recebido – 6/6/2016        Aprovado – 29/9/2016
 

 
Autores
 
Dra. Lucilene de Menezes Sá
Graduada em Nutrição pela Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão – FACEMA. Graduanda em Ciências Biológicas-CESC/UEMA.
Dra. Valquiria Batista Veras
Graduada em Nutrição pela Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão – FACEMA
Profa. Dra. Ana Paula de Melo Simplicio
Nutricionista - Mestre em Alimentos e Nutrição/UFPI, docente TP do Curso de Bacharelado em Nutrição da Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão
Profa. Dra. Magnólia de Jesus Sousa Magalhães
Mestre em Genética e Toxicologia aplicada em Saúde, Especialista em Nutrição Clínica, Especialista em Administração em Serviços e Saúde, docente do Curso de Bacharelado em Nutrição da Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão – FACEMA, Caxias, MA, Brasil.
Profa. Dra. Rosana Martins Carneiro
Nutricionista, Mestre em Alimentos e Nutrição, Docente do Curso de Tecnologia de Alimentos do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Piauí – IFPI.
Profa. Fernanda de Oliveira Gomes
Tecnóloga em Alimentos (IFPI) - Mestre em Alimentos e Nutrição/UFPI e Especialista em Controle de Qualidade de Alimentos /IFPI, docente TP do Curso de Bacharelado em Nutrição da Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão – FACEMA, Caxias, MA, Brasil.
Profa. Layane Ribeiro de Araújo Leal
Tecnóloga em Alimentos, Especialista em Controle de Qualidade de Alimentos, Mestre em Alimentos e Nutrição, Docente do Curso de Tecnologia de Alimentos do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Piauí – IFPI.

 
Os autores estão em ordem alfabética. Este artigo é um resumo. O artigo em sua íntegra pode ser encontrado na revista Nutrição em Pauta, edição Dez/2016