Avaliação do Estado Nutricional em Crianças Menores de 10 Anos: Uma Experiência na Educação para o Trabalho, Criciúma, SC.
 

Assessment of Nutritional Status in Children Under 10 Years: An Experiment in Education for Work, Criciúma, SC.

Palavras-chave - obesidade, prevalência, estado nutricional.

Keywords - obesity, prevalence, nutritional status.

Resumo

A avaliação do estado nutricional é o primeiro passo para a avaliação da saúde de crianças. Objetivo: reconhecer a prevalência de obesidade infantil em crianças de 0 a 10 anos em uma ESF do município de Criciúma. Pesquisa transversal, quantitativa e amostragem não probabilística. O total de crianças foi de 140, com 47,9% (67) do sexo masculino e 52,1% (73) do sexo feminino. O IMC não apresentou nenhum caso para magreza acentuada. Para magreza foram 7% (1), 72% (101), eutróficos, 11,4% (16), risco de sobrepeso/sobrepeso, 13,6%, (19) sobrepeso/obesidade e 2,1% (3), obesidade grave. Os dados apontaram elevada prevalência de sobrepeso e obesidade. Sugerem-se intervenção de promoção e estimulo a uma alimentação saudável, bem como medidas preventivas de educação nutricional para garantir a segurança alimentar e nutricional destas crianças. A ação possibilitou a interdisciplinaridade no processo de aprendizagem.

Abstract

The assessment of nutritional status is the first step in assessing the health of children.
Purpose: To recognize the prevalence of childhood obesity in children 0-10 years in a family health team municipality of the Criciúma. Cross-sectional, quantitative and non-probability sampling. The total number of children was 140 with 47.9% (67) were male and 52.1% (73) female. The BMI for age, has no case for thinness accentuated for thinness were 7% (1), 72.0% (101) eutrophic, 11.4% (16) risk of overweight / overweight, 13.6% (19) overweight / obesity, 2.1% (3) severe obesity. The data showed a high prevalence of overweight and obesity. Suggest interventions to promote and encourage healthy eating, as well as preventive nutrition education to ensure food security and nutrition of these children. The action enabled the interdisciplinarity in the learning process.

Recebido – 7/3/2012  aprovado – 31/8/2012

 

 
Autores
 
Daniela Fabretti
Acadêmica do Curso de Medicina – Bolsista PET - UNESC
Prof. Marco Antonio Silva
Mestre e Doutorando Docente – Coordenador do Curso de Nutrição – UNESC
Profa. Dra. Luciane Bisognin Ceretta
Docente Doutora pela Universidade do Extremo Sul Catarinense – Curso de Enfermagem - Coordenadora PET – UNESC
Profa. Paula Rosane Vieira Guimarães
Mestre Docente - Curso de Nutrição - UNESC
Sintia Trespach
Acadêmica do Curso de Nutrição – Bolsista PET - UNESC

 
Os autores estão em ordem alfabética. Este artigo é um resumo. O artigo em sua íntegra pode ser encontrado na revista Nutrição em Pauta, edição Jul/Ago/2012