Frutas Vermelhas na Gastronomia: Uma Opção a Mais no seu Cardápio.
 

Red Fruits in Gastronomy: An Option  More on Your Menu.

Palavras-chaves: Conscientização. Turismo. Sustentabilidade

Key-words: Concienty. Turism. Sustentability.

Resumo

Dado o significado cultivo das frutas vermelhas na região da Serra da Mantiqueira, este projeto direciona ações para dois focos distintos: para a Gastronomia, por meio da elaboração de receitas criativas que utilizam a amora e a framboesa como produto diferenciado para comercialização, e para ações na divulgação das frutas vermelhas no mercado local. Desta forma, esta pesquisa pretende promover, por meio da conscientização dos produtores da região, dos pesquisadores e dos alunos envolvidos, uma nova forma de divulgar o produto, trazendo o turismo para fortalecer a sustentabilidade da produção e sua difusão na Gastronomia. Espera-se com este projeto mobilizar os agentes envolvidos em uma forma de aliar a Gastronomia ao turismo sustentável.

Abstract

Given the growing significance of red fruits in  Mantiqueira region, this project directs actions to two different focuses: the Food, through the development of creative recipes that use the blackberry and raspberry as a differentiated product to local market, this research aims to promote awareness through the region's farmers, entrepreneurs in the business of Food and Beverage, researchers and students involved, a new way disseminate the product, bringing tourism to enhance sustainability of production and its dissemination in Gastronomy.

Recebido – 13/9/2011  aprovado – 21/6/2012

 

 
Autores
 
Fernanda Farias Aoki
Aluna de Iniciação Científica do Centro Universitário Senac - Campus Campos do Jordão.
Gabriela Gasparin Cardoso
Aluna de Iniciação Científica do Centro Universitário Senac - Campus Campos do Jordão.
Prof. Dra. Flávia La Villa
Docente e pesquisadora do Centro Universitário Senac - Campus Campos do Jordão.

 
Os autores estão em ordem alfabética. Este artigo é um resumo. O artigo em sua íntegra pode ser encontrado na revista Nutrição em Pauta, edição Mai/Jun/2012