Produção de arroz e feijão em cozinha-show para maior consumo e satisfação de clientes usuários de restaurantes de autosserviço | ||
Rice and beans production in “show kitchen” for better consumption and satisfaction of self-service restaurant clients palavras-chave: arroz, feijão, consumo, satisfação keywords: rice, beans, consumption, satisfaction resumo O estudo experimentou a produção de arroz e feijão em “cozinha-show” para alcance dos atributos de comida caseira e excelência sensorial. Objetivos: verificar se o novo modo de preparo atendia às expectativas da clientela e se o consumo de arroz e feijão ampliava-se. Métodos: os clientes foram entrevistados para conceituarem comida caseira e quais alimentos fariam parte deste conceito. A produção de arroz e feijão em “cozinha-show” foi implementada em restaurante autosserviço para avaliações sensoriais, alterações no consumo, viabilidade e aceitabilidade. Questionários: foram aplicados a comensais cativos e foram comparadas médias de consumo per capita nos preparo tradicional e em “cozinha-show”. Resultados: a clientela avaliou negativamente as refeições de restaurantes de autosserviço, os quais não oferecem uma refeição tipicamente caseira. Conclusão: o preparo testado de arroz e feijão é viável e foi aprovado pela clientela. Houve aumento do consumo per capita de arroz e feijão e diminuição das sobras. abstract This research implemented rice and beans preparation at a “show kitchen” to provide to such side dishes home-made characteristics and sensorial excellence. Objectives: to verify if the new style of preparation would better fit the client’s needs and if there would be an increment in the consumption of rice and beans. Methods: clients were interviewed to conceptualize home-made food and list which type of food would satisfy such concept. The rice and beans preparation at a “show kitchen” was implemented at an auto-service restaurant to evaluate sensorial characteristics, consumption, viability and acceptance. Regular clients were surveyed and per capita consumption means for traditional preparation style and “show-kitchen” style were compared. Results: the clientele rated auto-service meals negatively, as this type of restaurant does not offer home-style meals. Conclusion: The live preparation of rice and beans proved to be viable and was approved by clients. There was a per capita increase of both dishes, resulting in a decrease of leftovers. |
||
Autores | ||
Prof. Dr. Aldemir Soares Mangabeira | ||
Nutricionista (UnB), Mestre em nutrição Humana (UnB), Pós-graduação em Tecnologia dos Alimentos (UnB) e em Docência no Ensino Superior. Nutricionista no Superior Tribunal de Justiça e Docente das disciplinas de nutrição, no curso de gastronomia do IESB em BrasÃlia. | ||
Prof. Dra Raquel Braz Assunção Botelho | ||
Nutricionista (UnB), Doutora em Ciências da Saúde (UnB), Mestre em Ciência dos Alimentos (Unicamp). Docente em Nutrição na UnB. | ||
Os autores estão em ordem alfabética. Este artigo é um resumo. O artigo em sua íntegra pode ser encontrado na revista Nutrição em Pauta, edição Nov/Dez/2010 | ||