Ácidos Graxos Saturados podem Aumentar o Esvaziamento Gástrico e a Ingestão Alimentar: Discussões Atuais sobre a Fisiologia da Obesidade
 

Saturated Fatty Acids can Increase the Gastric Emptying and Food Intake: Current Discussions on Physiology of Obesity

palavras-chave: gorduras na dieta, hormônios gastrointestinais, peptídeos, obesidade.

keywords: dietary fats, gastrointestinal hormones, peptides, obesity.

resumo
 
Os mecanismos envolvidos no controle do peso e do apetite envolvem fatores neuronais, endócrinos, adipocitários, intestinais, moleculares e genéticos. A obesidade é positivamente correlacionada com a ingestão de lipídios, independente do consumo calórico. Em geral, estudos de curta duração têm demonstrado que a ingestão de alimentos ricos em lipídios resulta em menor saciedade. No entanto, pouco se sabe a respeito da importância dos lipídios no balanço energético e controle do peso corporal, além da relação entre a ingestão crônica de dietas hiperlipídicas e dos fatores envolvidos na gênese da obesidade não serem conclusivos. As descobertas da bioquímica, da neuroanatomia, da farmacologia, do metabolismo e dos determinates genéticos permitem prever que estamos muito próximos de uma melhor compreensão das bases biológicas da obesidade.

abstract

The main involved factors in the control of weight and appetite are neuronal, endocrine, adipocity, intestinal, molecular and genetic. In addition, obesity is positively correlated to dietary lipid intake, independently of total energy intake. Short-term investigations have generally demonstrated that ingestion of high lipids foods results in smaller satiety. However, less is known about the importance of lipids to energy balance and weight control associated with chronic ingestion of diets high lipids and the factors involved in obesity genesis are not conclusive. The discovery of biochemistry, neuroanatomy, pharmacology, metabolism and determinants genetics allows foreseeing that we should be near to a better understanding of the biological basis of obesity.

 

 
Autores
 
Dr. Gustavo Duarte Pimentel
Nutricionista, com Especialização em Cuidados Nutricionais do Paciente e do Desportista pela FMB UNESP/Botucatu-SP e Mestrando pelo Programa de pós-graduação em Nutrição, Disciplina de Fisiologia da Nutrição da UNIFESP/São Paulo.
Dr. José Cesar Rosa Neto
Graduação em Esporte pela USP/São Paulo e Doutorando pelo Programa de pós-graduação em Nutrição, Disciplina de Fisiologia da Nutrição da UNIFESP/São Paulo.
Prof. Dr. João Felipe Mota
Nutricionista, Professor Adjunto Doutor da Universidade Federal de Goiás – UFG
Prof. Fábio Santos de Lira
Professor de Educação Física e Doutorando pelo Programa de pós-graduação em Nutrição, Disciplina de Fisiologia da Nutrição da UNIFESP/São Paulo.

 
Os autores estão em ordem alfabética. Este artigo é um resumo. O artigo em sua íntegra pode ser encontrado na revista Nutrição em Pauta, edição Mar/Abr/2010