MEGA EVENTO NUTRIÇÃO 2009
5o Fórum Nacional de Nutrição
(Sala Azul/Amarela)
 

 

02 de outubro de 2009 – sexta-feira

Nutrição Clínica/Hospitalar

8h15 - 9h - Nutrição Saudável e Prevenção de Doenças Crônicas não-Transmissíveis
Prof. Dra Daniela Fagioli
- Nutricionista, Especialista em Nutrição Clínica e Mestranda em Infectologia em Saúde Pública, pela Secretaria do Estado de Saúde; Autora do livro: "Educação Nutricional na Infância e na Adolescência: planejamento, intervenção, avaliação e dinâmicas"; Coordenadora do Programa Alimentação Saudável da Prefeitura do Município de São Paulo; Coordenadora e autora do curso: Nutrição com Ênfase em Educação Alimentar para Educadores da Rede Pública Municipal

9h – 9h45 – Síndrome Metabólica: o Novo Desafio da Nutrição
Dra Viviane Laudelino Vieira
- Graduada em Nutrição pela Universidade de São Paulo; Especialista em Nutrição em Saúde Pública pela FSP/USP; Mestre em Saúde Pública pela FSP/USP; Doutoranda em Nutrição em Saúde Pública pela FSP/USP; Nutricionista do CRNUTRI (Centro de Referência para a Prevenção e Controle de Doenças da FSP/USP; Supervisora da área de Nutrição do projeto Bandeira Científica da FMUSP

9h45 – 10h30– visita à exposição de produtos e serviços

10h30 – 11h15 – O Papel da Nutrição nos Transtornos Alimentares
Dra Fernanda Pisciolaro
-  Nutricionista pelo Centro Universitário São Camilo com Aperfeiçoamento em Nutrição no Esporte pelo CEMAFE (UNIFESP/EPM); Aperfeiçoamento em Lipidologia Avançada e Especialização Latu Sensu em Distúrbios Metabólicos e Risco Cardiovascular pelo Centro de Extensão Universitária; Formada no Curso Avançado de Transtornos Alimentares pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (AMBULIM-IPq–HCFMUSP). Coordenadora da equipe de nutrição do GRECCO (Grupo de Estudo, Assistência e Pesquisa em Comer Compulsivo e Obesidade) e colaboradora do Ambulatório de Bulimia Nervosa do AMBULIM; e do GARPE (Grupo de Atendimento e Reabilitação ao Paciente Esquizofrênico) do IPq-HCFMUSP.

11h15-12h – Obesidade e Doença Renal Crônica
Prof. Dra Lilian Cuppari
  - Graduada em Nutrição pelo Centro Universitário São Camilo, Mestrado em Nutrição pela Universidade Federal de São Paulo e Doutorado em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo. Atualmente é Professor Afiliado da Disciplina de Nefrologia da Universidade Federal de São Paulo e Supervisora de Nutrição da Fundação Oswaldo Ramos. É vice-coordenadora do Programa de Pós-graduação em Nutrição da Universidade Federal de São Paulo. É coordenadora do Curso de Especialização em Nutrição Aplicada às Doenças Renais da Universidade Federal de São Paulo. É vice-presidente da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição (SBAN).

12h-12h45 – Gastronomia na Nutrição Clínica
Dra Maria Gandini
- Nutricionista da RGNutri Consultoria Nutricional, graduada pela Universidade de S?o Paulo. Master en Marketing Alimentario y Gran Consumo pela CESMA Escuela de Negócios de Madri. Atualmente atua em clínica, consultoria empresarial, produção de textos científicos e cozinha experimental.

12h45 – 14h – intervalo para almoço (não incluso)


Nutrição Esportiva

14h às 14h45 – Nutrição, Atividade Física e Emagrecimento
Prof. Dra. Mirtes Stancanelli
- Mestre e Doutoranda pelo Departamento de Biologia Funcional e Molecular do Instituto de Bioquímica da Unicamp; Nutricionista do Labex – Laboratório de Bioquímica do Exercício – Unicamp; Nutricionista do Finasa/Esportes; Nutricionista da Ponte Preta Futebol Clube.

14h45 – 15h30 – Nutrição e Desempenho no Exercício Físico
Prof. Dra Sueli Longo
- Nutricionista com Especialização em Nutrição Clínica e Cardiologia. Docente da Universidade Metodista de São Paulo nos cursos de Nutrição e Educação Física

15h30 – 16h15 – visita à exposição de produtos e serviços


Nutrição e Saúde Pública

16h15 – 17h – Panorama de Cálcio no Brasil e atualização de fontes para suplementação
Prof. Dra. Simone Cardoso Freire
- Graduada em Nutrição pela Universidade de Guarulhos, Especialização em Saúde Pública Aplicada à Prática Pedagógica pela UNIFESP e Mestrado em Ciências dos Alimentos pela Universidade de São Paulo. Atualmente é docente da Universidade Nove de Julho

17h – 17h45 - A horta Escolar na Promoção da Alimentação Saudável e Sustentável (Projeto da FAO/FNDE)
Dr Juarez Calil
- Nutricionista, Mestre em Nutrição pela UFSC, Consultor Nacional em Nutrição da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), Membro do Núcleo de Pesquisas de Nutrição em Produção de Refeições (NUPPRE/UFSC), Consultor e multiplicador credenciado para os setores Mesa e Ensino Fundamental do Programa Alimentos Seguros (PAS), Multiplicador de Educação para o Consumo Sustentável formado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO).

17h45 - 18h - Consenso Nacional "Definindo os Rumos da Nutrição no Brasil" (definido pela Comissão Científica e participantes do Fórum)

18h - 19h - Cerimômia de Entrega do Prêmio Pemberton seguido de Coquetel (aberto para todos os participantes)