ANEMIAS NA GESTAÇÃO: FATORES DE RISCO E TERAPIA NUTRICIONAL
 

III Fórum Nacional de Nutrição – Rio de Janeiro
Área: Nutrição e Saúde Pública

SILVA, R. S. da ¹ ; MENDONÇA, X.M.F.D.²

¹Nutricionista – Pós-graduanda em Vigilância Sanitária – Centro Plínio Leite, Niterói, RJ – Brasil.
²Nutricionista– Professora do Curso de Nutrição– Universidade Salgado de Oliveira, São Gonçalo, RJ – Brasil.

A gravidez é o período no qual a mulher passa por alterações fisiológicas e nutricionais devido ao desenvolvimento fetal. As anemias carenciais são reconhecidas como sendo um grande problema de saúde pública, principalmente nos países em desenvolvimento. O presente estudo teve como objetivo realizar um levantamento bibliográfico, em literatura especializada, no que se refere aos conceitos, alterações fisiológicas, nutricionais, fatores de risco, diagnósticos e formas de tratamento das anemias. Estudos têm comprovado que a anemia é um sintoma-sinal originada por vários distúrbios orgânicos subjacentes.

Não é uma doença em si, mas conseqüência de alterações que comprometem tanto à mãe quanto à criança. Quando ocorre no início da gravidez, determina ganho de peso inadequado pela gestante e aumento, de duas vezes ou mais da incidência de partos prematuros de recém-nascidos de baixo peso. Dentre as anemias a que causa o maior impacto nutricional é a anemia por deficiência de ferro (ferropriva), seguida pela anemia por deficiência de ácido fólico (megaloblástica). Na ferropriva, mesmo em condições normais de alimentação, raramente satisfeitas em nosso meio, é comum a mulher iniciar sua gravidez já com graus leves ou moderados de anemia.

Adita-se a esta circunstância, a acentuação desta carência na parasitose intestinal, rotineira na população menos esclarecida. Já com relação à anemia megaloblástica a literatura considera como sendo fatores contribuintes a dieta inadequada, a gravidez múltipla, a anemia hemolítica subjacente e infecções urinárias. Estes fatores por sua vez, favorecem ao parto prematuro, a ocorrência já bem conhecida da deficiência do tubo neural e a fenda palatina.

A correção das presentes anemias se faz com suplementação medicamentosa e com alimentação adequada, onde a dieta básica deve ser a mais diversificada possível, dando-se preferência aos alimentos fontes de ferro e ácido fólico. Os alimentos ricos em ferro por sua vez devem ser, preferencialmente, ingeridos juntamente com alimentos ricos em vitamina C, com intuito de melhorar a biodisponibilidade do ferro.

Palavras-Chaves: anemia gestacional, alterações fisiológicas, fatores de risco, terapia nutricional.

 
 

 

ESTUDO DAS PRÁTICAS ALIMENTARES EM DESPORTISTAS
 

III Fórum Nacional de Nutrição – Rio de Janeiro
Área:
Nutrição Esportiva

MENDONÇA, X.M.F.D. ¹ ; SILVA, R. S. da ²;

¹ Nutricionista–Professora do Curso de Nutrição – Universidade Salgado de Oliveira, São Gonçalo, RJ – Brasil. ² Nutricionista – Pós-graduanda em Vigilância Sanitária – Centro Universitário Plínio Leite, Niterói, RJ – Brasil

É crescente o número de pessoas que praticam atividade física visando não só a busca da melhor performance, como a promoção e/ou manutenção da saúde. A conscientização da importância da nutrição no desempenho físico vem ganhando destaque não só pelos desportistas, como pela a população em geral, sendo estes na maioria das vezes influenciados pela mídia (tv, revistas especializadas em fitness e internet) e dicas de colegas que se dizem mais experientes.

Entretanto, neste campo as informações ainda são pouco confiáveis, se fazendo necessário orientações de profissionais especializados na área. O presente estudo teve como objetivo avaliar qualitativamente o perfil dietético de desportistas freqüentadores de duas academias localizada na cidade de São Gonçalo/RJ, ambas de médio porte, com diversas modalidades esportivas. O universo amostral compreendeu 137 desportistas, sendo 75 da academia (A) com 44% (n=33) do sexo masculino e 56% (n=42) do sexo feminino na faixa etária entre 16-36 anos. E da academia (B) o número de desportistas foi de 62, sendo 61,3% (n=38) do sexo masculino e 38,7% (n=24) do sexo feminino na faixa etária entre 18-41 anos. A metodologia empregada foi através da aplicação de um questionário com perguntas do tipo fechadas e abertas com participação voluntária entre os freqüentadores das academias.

As variáveis do estudo foram: sexo, idade, escolaridade, modalidade e freqüência da atividade, inquérito alimentar, consumo de bebidas hidroeletrolíticas, energéticos e de suplementos alimentares. Os resultados apontaram que os praticantes das duas academias, embora estivessem em busca da saúde e/ou da performance, em sua maioria não detinham hábitos alimentares saudáveis. Além de se constatar a utilização, sem qualquer orientação ou prescrição das bebidas hidroeletrolíticas, energéticos e suplementos alimentares. O uso indiscriminado desses compostos pode resultar em sérios problemas de saúde, já que a maioria dos entrevistados alegaram consumir tais produtos em substituição a uma ou mais refeições sem qualquer orientação de um médico ou nutricionista.

Conclui-se que, apesar de hoje se discutir a relação da prática de atividade física aliada à busca do corpo perfeito e/ou manutenção da saúde, a prática dos bons hábitos alimentares por parte dos desportistas ainda encontra-se longe de ser alcançada, caso não ocorra à intervenção de um profissional habilitado e capacitado.

Palavras-Chaves: atividade física, desportista, suplementação alimentar e hábitos alimentares.

 
 

 

RESSECÇÃO GÁSTRICA PARCIAL CAUSA DEPLEÇÃO DE FERRO EM RATOS
 

III Fórum Nacional de Nutrição – Região RJ – Rio de Janeiro
Área:
Nutrição Clínica

SANTOS, EF*; TSUBOI, KH*; FALCONI, MA**; ANDREOLLO, NA**; MIYASAKA, CK*

*Faculdade de Engenharia de Alimentos;
**Faculdade de Ciências Médicas Unicamp – Campinas, SP – Brasil

Introdução: A ressecção gástrica é o principal tratamento do câncer gástrico, permitindo ao paciente um alívio dos sintomas e o restabelecimento da saúde. Vários autores consideram a anemia por deficiência de ferro uma freqüente complicação das ressecções gástricas.

Objetivo:
Avaliar o efeito da ressecção gástrica parcial no hemograma e ferro sérico de ratos gastrectomizados.

Materiais e Métodos: Foram utilizados ratos machos da linhagem Wistar recém-desmamados. Ao atingir 250 g os animais foram gastrectomizados parcialmente, sendo a anastomose realizada com o jejuno. Após 15 dias em recuperação receberam dieta formulada AIN-93M. Para a análise do ferro sérico e hemograma as amostras de sangue foram coletadas em dois tempos: Antes da cirurgia e 8 semanas após o início da dieta experimental. O conteúdo de ferro sérico foi determinado por método colorimétrico disponível comercialmente (Kit Laborlab) em espectrofotômetro a 560 nm. O hematócrito e hemoglobina foi realizada em analisador hematológico Advia TM 120 – Bayer®. Os dados foram submetidos à análise de variância ANOVA/teste Duncan’s (p<0,05*).

Resultados:
A ressecção gástrica diminuiu o hematócrito dos animais (Inicial*: 44,2±0,5; Final*: 38,9±1,0). A hemoglobina antes da cirurgia apresentou-se maior (Inicial*: 14,7±0,1; Final*: 11,8±0,6). O ferro sérico diminuiu significativamente 8 semana após a ressecção gástrica (Inicial*: 222,5±10,4; Final*: 41,76±11,5).

Conclusão: Através dos resultados encontrados conclui-se que a gastrectomia parcial com anastomose no jejuno tem um efeito relevante nesses parâmetros, deixando os animais particularmente vulneráveis a má absorção de ferro, comprovando a eficiência do nosso modelo experimental.

Palavras-chave: Ferro, Anemia, Hematócrito, Hemoglobina, Gastrectomia, Ratos.

 
 

 

AVALIAÇÃO DA COMPOSIÇÃO CORPORAL POR IMPEDÂNCIA BIOELÉTRICA EM HOMENS DE MEIA-IDADE
 

III Fórum Nacional de Nutrição – Região RJ – Rio de Janeiro
Área:
Nutrição Esportiva

SANTOS, EF*; SILVA, AMO**; MIYASAKA, CK*
*Faculdade de Engenharia de Alimentos;
**Faculdade de Ciências Médicas Unicamp – Campinas, SP – Brasil

Introdução: A avaliação da composição corporal (CC) é um importante fator na determinação do estado nutricional de um indivíduo. No entanto, a maioria das técnicas utilizadas são limitadas quando aplicadas em laboratórios clínicos e nas pesquisas. Nos últimos anos tem aumentado o interesse do uso da impedância bioelétrica (BIA) como uma técnica alternativa para a estimativa da composição corporal.

Objetivo: O objetivo deste trabalho foi avaliar a composição corporal através de impedância bioelétrica em homens de meia-idade.

Sujeitos e Métodos: Foram selecionados 53 voluntários do sexo masculino com baixo nível de aptidão física, média de idade de 47,92±5,51 anos, peso médio de 86,52±15,62 Kg, estatura média de 1,73±0,07 m e IMC médio de 28,74±4,93 Kg/m2. Para a avaliação do percentual de gordura e massa magra foi utilizado o aparelho de impedância bioelétrica Byodinamics® -Modelo 310 e foram seguidos os procedimentos básicos descritos no manual do aparelho para a avaliação da composição corporal.

Resultados:
Os valores médios±dp, foram: bioresistência: 457,04±63,89; reactância: 53,15±17,60; peso de gordura: 22,46±8,03; percentual de gordura: 25,37±5,40; peso de massa magra: 64,00±9,18. Sendo que, 13% dos voluntários estavam com o percentual de gordura dentro da faixa de normalidade para a idade (15 a 18%). Conclusões: De acordo com os resultados da BIA, o percentual de gordura da população estudada indica obesidade elevada. Mas, vale ressaltar que a avaliação corporal por BIA é sempre bem visto em conjunto com outro método de avaliação corporal.

Palavras-chave: Composição corporal, Percentual de gordura, Massa magra, Impedância bioelétrica.

 
 

 

ANÁLISES FÍSICO-QUÍMICAS DE SUPLEMENTOS ENERGÉTICOS
 

Fórum de nutrição – Rio de Janeiro
Área:
Nutrição Esportiva

COSTA, C.; PEREIRA, H.; PIERUCCI, A.; PEDROSA, C.

Universidade Federal do Rio de Janeiro – Rio de Janeiro – Brasil
Grupo de Desenvolvimento de Alimentos para Fins Especiais e Educacionais (DAFEE)

Os indivíduos cada vez mais têm procurado adquirir como hábito a prática de atividades regulares, quer seja por motivos estéticos ou para a manutenção de um estilo de vida saudável, sem contudo tomar parte em competições, caracterizando assim o conceito de esportista. Em geral, os esportistas enfrentam dificuldades para obtenção de nutrição adequada, tendo em vista fatores inerentes a disponibilidade, ao transporte e à conservação de alimentos, além da falta de apetite decorrente da fadiga orgânica.

Atualmente, especial atenção tem sido conferida à pesquisa de alimentos para fins específicos em saúde , os quais visam suprir necessidades básicas nutricionais e promover a saúde de seres humanos sob diferentes condições fisiológicas e patológicas. Com isso, diversos alimentos, como suplementos energéticos, têm sido desenvolvidos. O nosso trabalho teve como objetivo analisar alguns desses suplementos energéticos encontrados no comércio de diferentes bairros do Rio de Janeiro, a fim de verificar a veracidade das informações contidas no rótulo e formar um banco de dados a cerca dos produtos oferecidos no mercado.

Foram obtidas 16 amostras de produtos em consistência de gel e realizadas as seguintes análises, em triplicata, para cada gel: pH, acidez, ºBRIX, umidade, cinzas e proteína, de acordo com IAL, 1985, carboidrato –cromatografia em papel – conforme PAVÂO et al, 1988, lipídeo conforme BLIGH-DYER, 1959, sendo realizada a validação desse método para as amostras em estudo. Avaliou-se ainda se as informações contidas nos saches dos produtos estavam de acordo com a sua informação nutricional.Os resultados obtidos demonstraram que os produtos apresentaram em média pH 4,25, acidez 0,5%, 57,8º BRIX, umidade 33%, cinzas 0,74%, lipídeo 0,784g, proteína 9,84g e foi encontrado frutose e glicose na cromatografia em papel, que é uma análise qualitativa de açúcares.

Foi verificado entretanto que uma das marcas dos produtos apresentava informações errôneas nos saches, pois diziam que eram suplementos energéticos quando na verdade eram alimentos compensadores para praticantes de atividades físicas. Os resultados obtidos nas análises realizadas demonstram concordância com as informações contidas nos rótulos dos respectivos produtos, estando em consonância com a legislação vigente – RDC Nº360, de 23/12/2003 – específica para alimentos com fins especiais.

Sendo assim estes produtos podem ser utilizados em populações específicas de atletas. Este trabalho propiciará a construção de um banco de dados sobre suplementos energéticos que poderá ser utilizado no desenvolvimento de alimentos para fins especiais. Este trabalho tem financiamento da FAPERJ e da FUJB.

 
 

 

PREVENÇÃO DE PRAGAS EM UMA UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO ESCOLAR.
 

Fórum de Nutrição – Rio de Janeiro
Área:
Food Service/Gastronomia.

ANCHIETA, R; LEITE, L.
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ – RIO DE JANEIRO - BRASIL
AUTOR DA APRESENTAÇÃO DO TRABALHO: RAFAELA DE SIQUEIRA ANCHIETA.

O controle de pragas é indispensável na prevenção de toxinfecções alimentares. Há que se considerar também os sentimentos de repulsa que a presença destes animais causa, comprometendo a idoneidade do estabelecimento. Este artigo tem como objetivo desenvolver uma proposta para controle de pragas em uma Unidade de Alimentação e Nutrição escolar, localizada no estado do Rio de Janeiro - RJ, Impedindo que estas se instalem e gerem danos significativos.

A realização do trabalho foi no período de agosto a dezembro de 2004.Primeiramente, foi elaborado um check-list, contendo 51 perguntas fechadas, dividido em quatro seções: edificação, equipamentos e utensílios, pessoal, matérias-primas. A aplicação do mesmo mostrou uma porcentagem de adequação de, 74,51% e 25,49% de inadequação.

Os maiores índices de inadequações foram identificados na avaliação do pessoal. A partir do resultado obtido é possível concluir que, na unidade escolar visitada, torna-se necessária á implantação e intensificação de medidas de controle de forma a atender todas as etapas envolvidas na prevenção de pragas, incluindo neste processo treinamento para equipe de trabalho.