INTRODUÇÃO DE ALIMENTAÇÃO COMPLEMENTAR COMO FATOR DE RISCO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ASMA EM CRIANÇAS NO DISTRITO FEDERAL.
 

III Fórum Nacional de Nutrição – Brasilia
Área: Nutrição e Saúde Pública

Fonseca, R., Ricardo, L., Willer, E.
Universidade Paulista- UNIP - DF, Brasília, Brasil.
Autor apresentador: Renan Maia Carlos Fonseca

Objetivo: O objetivo deste trabalho foi verificar o efeito da alimentação complementar, durante o período de amamentação, como fator de risco para o desenvolvimento de asma em crianças.

Metodologia: A amostragem foi composta por 216 crianças (130 sexo masculino e 86 sexo feminino) nascidas entre o período de 2000 a 2006 diagnosticadas como asmáticas. Foram avaliados os prontuários em dois consultórios no DF, sendo um no Plano Piloto e outro na cidade satélite do Gama. Os indivíduos foram divididos em três grupos de acordo com o tempo de amamentação: 1 não amamentadas, 2 amamentadas a partir do primeiro mês e 3 amamentadas a partir do quarto mês. A complementação alimentar foi classificada de acordo com sua composição em: 1- comida de sal + frutas, 2- consumo de leite bovino e 3- consumo de produtos industrializados. Os dados foram analisados no pacote estatístico SPSS for Windows 13.0.

Resultados:
A partir da análise dos prontuários foi possível determinar que 100% das crianças asmáticas receberam dieta complementar em algum momento no período de amamentação, sendo assim distribuídos: 52% (n=112) introduziram dieta complementar a partir do primeiro mês de idade e 43% (n=94) a partir do quarto mês. Apenas 5 % das crianças iniciaram uma complementação alimentar após o nascimento. A complementação da dieta mais freqüente era composta de comida de sal e frutas em 55% (n=119) dos casos, seguida de alimentos industrializados em 21% (n= 46) dos indivíduos ou leite bovino 19% (n=42) dos casos. Os demais casos não foram informados.

Conclusão: A partir deste trabalho, reforça-se a importância de manter o leite humano como única fonte nutricional, pois a complementação da dieta poderia estar diminuindo o consumo de leite humano, ou mesmo interferindo nos fatores de proteção, aumentando o risco de ocorrência de processos inflamatórios decorrentes da hipersensibilidade mesmo em crianças com idade entre 0 a 6 anos. Todavia, devem-se expandir os estudos em outras localidades do DF, além de compará-los com a prevalência de casos de asma em crianças amamentadas exclusivamente com leite humano

 
 

 

AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE CONHECIMENTO MULTIDISCIPLINAR DOS FUTUROS PROFISSIONAIS NA PROPEDÊUTICA DA OBESIDADE
 

III Fórum Nacional de Nutrição – Brasilia
Área:
Nutrição Clínica

AUTORES: PORTO, E; WATRIN, T
INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE GAMA FILHO, RIO DE JANEIRO- BRASIL
AUTOR APRESENTADOR: ERIKA BLAMIRES SANTOS PORTO

A Obesidade é uma doença crônico-degenerativa, que vem crescendo de forma alarmante. A capacitação multidisciplinar dos profissionais da área de saúde é de fundamental relevância para um bom resultado no tratamento e na prevenção da obesidade. O objetivo do trabalho foi avaliar o nível de conhecimento multidisciplinar destes futuros profissionais na propedêutica da obesidade. Foram avaliados 193 alunos dos cursos de Educação Física, Nutrição e Medicina das universidades particulares e federal do Distrito Federal, por meio de um questionário baseado no 1º Consenso Latino Americano de Obesidade, 1998. O resultado obtido foi uma nota média de 45,7 pontos e a distribuição do percentual de respondentes por intervalo de acertos obtidos, utilizada a análise por quintil, teve um resultado similar à curva de Gauss. Os alunos mostraram-se mais aptos em diagnosticar do que em tratar a obesidade. Quanto à avaliação do conhecimento multidisciplinar, conclui-se que os respondentes estão medianamente capacitados para lidar com o tema, entretanto os alunos do curso de medicina apresentaram um resultado mais homogêneo no conhecimento das diversas áreas de saúde, o que revela uma maior multidisciplinalidade durante suas formações acadêmicas.

Palavras-chave: Obesidade, tratamento, conhecimento multidisciplinar.

 
 

 

ANÁLISE DO TEOR DE SÓDIO DOS PRODUTOS ALIMENTÍCIOS INDUSTRIALIZADOS DESTINADOS AO PÚBLICO INFANTIL.
 

III Fórum Nacional de Nutrição – Região RJ – Rio de Janeiro
Área:
Nutrição e Saúde Publica

Thayná de Almeida Sampaio1 Muriel Bauermann Gubert 2
1. Graduada em Nutrição, Universidade Católica de Brasília;
2. OPSAN – UnB
Desenvolvido na Universidade Católica de Brasília – UCB


Introdução: A Transição Nutricional tem como característica a prevalência de DCNT, como a Hipertensão arterial, processo concomitantemente com a transição epidemiológica a inversão da pirâmide etária. Paralelamente a estes acontecimentos ocorre o crescimento das indústrias de alimentos com ofertas cada vez maiores de alimentos industrializados. A mudança do padrão alimentar, associado com as facilidades de aquisição e a propaganda de cada produto faz o consumo aumentar, sendo as crianças um público elegível para o consumo.

Objetivo: Este estudo teve como objetivo avaliar o teor de sódio dos produtos alimentícios industrializados destinados ao público infantil e realizar uma comparação com a recomendação de sódio diário para este público.

Método: Obtidos os valores de sódio contidos na Informação Nutricional nas embalagens de 33 produtos, estes foram divididos em grupos e analisados a quantidade de sódio por porção e sua representatividade em relação ao % valor diário recomendado de sódio para crianças.

Resultados: Parte dos produtos analisados apresentava mais de 30% do valor diário recomendado de sódio para uma criança, sendo que alguns produtos apresentavam valor superior a 80%. Conclusão: Conclui-se que os produtos infantis contêm uma quantidade elevada de sódio o que pode contribuir para o desenvolvimento da Hipertensão arterial.