Programação Científica - Atualização Científica em Nutrição 2006
 

Sexta de Manhã - 8h30 - 12h30 - Curso I - Nutrição Clínica

Nutrição Clínica - Novas Perspectivas para Tratamento da Obesidade

Curso baseado na proposta da Organização Mundial da Saúde e do Consenso Latino-Americano de Obesidade. O programa inclui: Definição e Classificação; Fatores Etiológicos e Papel dos Macronutrientes; Tecido Adiposo, Mobilização Lipídica e Ingestão Alimentar; Peptídeos Orexígenos e Anorexígenos; Controle Nutricional na Obesidade, na Síndrome Metabólica e na Cirurgia Bariátrica.

Prof. Drª Josefina Bressan - Nutricionista, Especialista em Nutrição Clínica (UFRJ), Mestre em Microbiologia Agrícola (UFV), Doutora em Fisiologia e Nutrição (UNAV, Espanha), Pós-doutora em Obesidade e Metabolismo (LSU, EUA), Professora do Departamento de Nutrição e Saúde da Universidade Federal de Viçosa, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Nutrição da UFV, Coordenadora do Departamento de Nutrição da Sociedade Brasileira de Diabetes, Pesquisadora do CNPq, Coordenadora de convênios com a Universidad de Navarra (Espanha) e Purdue University (EUA).

Sexta à Tarde - 14h - 18h - Curso II - Food Service

Qualidade Nutricional e Sensorial na Produção de Refeições

Curso dirigido aos profissionais que atuam na gestão da produção de refeições, institucionais e comerciais, apresentando ações para a promoção da saúde, melhoria da qualidade e satisfação dos clientes, com ênfase nos aspectos nutricionais e sensoriais, disponibilizando instrumentos para avaliação e controle do processo produtivo. O programa engloba: Questões Gerais Sobre Qualidade na Produção de Refeições; A Atenção Alimentar e Nutricional ao Comensal na Produção de Refeições; Metodologia de Avaliação Qualitativa das Preparações do Cardápio – AQPC; Sistema de Avaliação da Qualidade Nutricional e Sensorial – AQNS.

Dra Rossana Pacheco da Costa Proença: Nutricionista, Mestre e Doutora em Engenharia, com Pós-Doutorado em Sociologia da Alimentação na França. Docente do Curso de Nutrição e do Programa de Pós-Graduação em Nutrição da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Orientadora de Doutorado na Universidade do Porto (Portugal) e na Universidad de Alcalá (Espanha).

 
 

 

Programação Científica - Fórum Regional de Nutrição 2006
 

Sexta à Noite - 18h30 - 19h30

Abertura
- Guia Alimentar da População Brasileira - Promovendo uma Alimentação Saudável - Ministério da Saúde

Dra. Ana Maria Cavalcante - Nutricionista, com Aperfeiçoamento em Vigilância Alimentar e Nutricional, Consultora Técnica da Coordenação da Política de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde.

Sábado Integral - 8h - 18h

8h - 11h30 – Sessão de Nutrição Clínica/Hospitalar

8h - 8h45 – Nutrição e Imunodeficiências
Dra. Monique Pedruzzi – Nutricionista, Especialista em Nutrição Clínica pela UGF, Mestre em Imunologia e Patologia pela UFF, Prof. da Faculdade de Nutrição da Universidade Veiga de Almeida

8h45 - 9h30 - Contagem de Carboidratos Aplicado na Prática Clinica.
Prof. Drª Josefina Bressan - Nutricionista, Especialista em Nutrição Clínica (UFRJ), Mestre em Microbiologia Agrícola (UFV), Doutora em Fisiologia e Nutrição (UNAV, Espanha), Pós-doutora em Obesidade e Metabolismo (LSU, EUA), Professora do Departamento de Nutrição e Saúde da Universidade Federal de Viçosa, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Nutrição da UFV, Coordenadora do Departamento de Nutrição da Sociedade Brasileira de Diabetes, Pesquisadora do CNPq, Coordenadora de convênios com a Universidad de Navarra (Espanha) e Purdue University (EUA).

9h30 – 10h – Coffee Break

10h – 10h45 –
Utilização de Alimentos Funcionais na Prática Clínica
Profa. Dra. Avany Fernandes Pereira - Nutricionista , Doutora em Ciência dos Aimentos – USP, Professora Adjunta da UFRJ, Pesquisadora do CeMENUtri - Centro de Metabolismo em Exercício e Nutrição - UNESP – Botucatu/SP.

10h45 – 11h30 - O Equilíbrio dos Ácidos Graxos Ômega 3 e 6 para Prevenção das Doenças Crônico-degenerativas
Dra Cynthia Antonnácio - Mestre em Nutrição pela Universidade de São Paulo, Sócia Proprietária da Equilibrium Consultoria em Nutrição e Bem-estar, e Autora do livro "Boa Forma em 8 Semanas" (ed. Dez/05).

11h30 - 12h15 – Sessão de Aspectos Alimentares, Culturais e Gastronomia

11h30 - 12h15 – O Saudável na Produção de Refeições
Dra Rossana Pacheco da Costa Proença - Nutricionista, Mestre e Doutora em Engenharia, com Pós-Doutorado em Sociologia da Alimentação na França. Docente do Curso de Nutrição e do Programa de Pós-Graduação em Nutrição da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Orientadora de Doutorado na Universidade do Porto (Portugal) e na Universidad de Alcalá (Espanha).RJ, DF e SP

12h15 – 14h – Almoço para todos os congressistas no Restaurante Monchique - Av. Nsa. Sra. de Copacabana, 796-A (incluso).

14h - 15h30 – Sessão de Nutrição Esportiva

14h - 14h45 –Avaliação Nutricional de Jogadores de Elite de Futebol de Amputados
Profa. Ainá Innocencio da Silva Gomes - Mestre em Nutrição Humana – UFRJ, Nutricionista do Centro de Promoção de Saúde (CPS) – Petrobras, RJ, Professora da Faculdade de Medicina de Itajubá – FMIT, MG.

14h45 – 15h30
– Recursos Ergogênicos Nutricionais, Saúde e Perfomance
Dra. Adriana Baddini Feitoza - Nutricionista, Mestranda em Nutrição -UFRJ, Membro do Grupo de Pesquisa em Nutrição e Atividade Física - UFRJ, Professora convidada da Disciplina “Nutrição para a Atividade Física” – EEF/UFRJ.

15h30 – 16h – Coffee Break

16h -17h30 – Sessão de Nutrição e Saúde Pública

16h – 16h45
– A Fome Oculta
Dra Andrea Ramalho - Doutora em Ciências da Saúde Pública, Professora e Diretora do Instituto de Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

16h45 - 17h30 - Novos Rumos do Sistema de Vigilância Nutricional no Brasil
Dra Elyne Montenegro Engstrom - Doutoranda em Saúde Pública ENSP/Fiocruz; Pesquisadora do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição/ Cecan-Sudeste, do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Farias/ENSP/Fiocruz e do Instituto de Nutrição Annes Dias/SMSRio.

17h30 - 18h - Consenso Regional "Definindo os Rumos da Nutrição no Brasil" (definido pela Comissão Científica e participantes do Fórum Regional)