Programação Científica - Atualização Científica em Nutrição 2006
 

Sexta de Manhã - 8h30 às 12h30 – Curso I – Nutrição Clínica

Alimentos Funcionais na Prevenção e Tratamento de Doenças
Conceito e legislação. Principais aplicações em pesquisa. Bioquímica dos alimentos funcionais (antioxidantes - compostos fenólicos, vitaminas e minerais; lípides - ácidos graxos essenciais; proteínas - aa bioativos e aminas bioativas; carboidratos - índice glicêmico, fibras, amido resistente). Dietética dos alimentos funcionais (grupos alimentares, fatores da dietética e influência na aplicabilidade nutricional e funcional, estudos sobre à influência da dietética sobre a funcionalidade dos alimentos). Aplicação dos alimentos funcionais em patologias e ciclos de vida.
Prof. Dra. Ana Vládia Bandeira Moreira - Nutricionista pela UECE, Mestre e Doutora em Ciência dos Alimentos pela USP, Profa. Adjunto Depto Nutrição - UFRN

Sexta à Tarde - 14h às 18h - Curso II - FoodService

Qualidade Nutricional e Sensorial na Produção de Refeições
Curso dirigido aos profissionais que atuam na gestão da produção de refeições, institucionais e comerciais, apresentando ações para a promoção da saúde, melhoria da qualidade e satisfação dos clientes, com ênfase nos aspectos nutricionais e sensoriais, disponibilizando instrumentos para avaliação e controle do processo produtivo. O programa engloba: Questões Gerais Sobre Qualidade na Produção de Refeições; A Atenção Alimentar e Nutricional ao Comensal na Produção de Refeições; Metodologia de Avaliação Qualitativa das Preparações do Cardápio – AQPC; Sistema de Avaliação da Qualidade Nutricional e Sensorial – AQNS.
Prof. Dra Anete Araújo de Sousa - Nutricionista, Mestre em Ciência dos Alimentos e Doutora em Engenharia. Docente do Curso de Nutrição e do Programa de Pós-Graduação em Nutrição da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Importante: Os participantes deste curso receberão o livro “Qualidade Nutricional e Sensorial na Produção de Refeições”, Série Nutrição, EDUFSC.

 

 

 

Programação Científica - Atualização Científica em Nutrição 2006
 

Sexta - 18h30 às 19h30

Abertura - Ministério da Saúde - Guia Alimentar da População Brasileira - Promovendo uma Alimentação Saudável
Dra Michele Lessa de Oliveira
- Nutricionista pela UnB, Especialista em Saúde Coletiva pela UnB, Mestre em Epidemiologia pela UnB, Consultora técnica da Coordenação-Geral da Política de Alimentação e Nutrição - Dep. Atenção Básica/SAS/Ministério da Saúde.

Sábado - 8h30 às 18h

8h às 11h30 – Sessão de Nutrição Clínica/Hospitalar

8 h às 8h45 – Fitoquímicos e Saúde
Profa. Dra. Ana Vládia Bandeira Moreira
- Nutricionista pela UECE, Mestre e Doutora em Ciência dos Alimentos pela USP, Profa. Adjunto Depto Nutrição – UFRN.

8h45 - 9h30 - Terapia Nutricional no Diabetes
Dra. Conceição Chaves – Nutricionista do Hospital Agamenon Magalhâes, Especialista em Nutrição Clínica pela UFPE, Mestre em Nutrição pela UFPE, Doutoranda em Nutrição em Saúde Pública pela UFPE.

9h30 –10h – Coffee Break

10h – 10h45 – Carências Nutricionais do Idoso e Alimentação Saudável em Geriatria
Dra.Luisiana Lamour
– Nutricionista Clínica com Especialização em Alimentação Institucional pela Universidade Federal de Pernambuco, Nutricionista da UTI do Hospital Barão de Lucena, Nutricionista do Serviço de Geriatria do Real Hospital Português-Real Geriavida, Sócia da SBGG.


10h45 – 11h30 - O Equilíbrio dos Ácidos Graxos Ômega 3 e 6 para Prevenção das Doenças Crônico-degenerativas
Dra. Cynthia Antonnáci
o - Mestre em Nutrição pela Universidade de São Paulo, Sócia Proprietária da Equilibrium Consultoria em Nutrição e Bem-estar, e Autora do livro "Boa Forma em 8 Semanas" (ed. Dez/05).

11h30 às 12h15 – Sessão de Aspectos Alimentares, Culturais e Gastronomia

11h30 - 12h15 – A Busca da Qualidade na Alimentação Hospitalar
Dra Anete Araújo de Sousa
- Nutricionista, Mestre em Ciência dos Alimentos e Doutora em Engenharia. Docente do Curso de Nutrição e do Programa de Pós-Graduação em Nutrição da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

12h15 – 14h – Almoço incluso com todos os congressistas

14h -15h30 – Sessão de Nutrição Esportiva

14h - 14h45 – A Importância da Recuperação Nutricional Pós-Treino do Atleta
Dra Flávia Carvalho
– Nutricionista pela UFPE, com Especilaização em Fisiologia do Exercício pela Gama Filho, Prof. Colaboradora da Disciplina de Avaliação Nutricional do Atleta da UFPE, Atua há 14 anos em Nutrição Esportiva no Esporte Clube de Recife.

14h45 – 15h30 – Suplementos Nutricionais para o Esportista– Estudos Científicos, Benefícios e Efeitos Colaterais
Dra Roberta Costi
- Nutricionista, Mestrado em Exercício e Saúde, Universidade do Porto – Portugal, Professora da Escola Superior de Educação Física da Universidade de Pernambuco.

15h30 – 16h – Coffee Break

16h - 17h30 – Sessão de Nutrição e Saúde Pública

16h – 16h45 – A Fome Oculta
Prof. Dra. Andrea Ramalho
- Doutora em Ciências da Saúde Pública, Professora e Diretora do Instituto de Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

16h45 – 17h30 – Avanços e Perspectivas no Combate a Fome: Papel do Nutricionista
Prof. Dra. Sonia Lucena
– Nutricionista, Professora da UFPE e membro titular do CONSEA Nacional e Estadual.

17h30 - 18h - Consenso Regional "Definindo os Rumos da Nutrição no Brasil" definido pela Comissão Científica e participantes do Fórum Regional