Programação Científica - Atualização Científica em Nutrição 2006
 

Sexta de Manhã - 8h30 às 12h30 - Curso I - Nutrição Clínica

Obesidade: Prevenção e Tratamento na Criança, Adolescente e Adulto
- Obesidade - um problema global e epidemiologia
- Critérios diagnósticos na infância, adolescência e nos adultos. Pontos de corte e composição corporal
- As complicações da obesidade, na saúde atual e futura dos indivíduos
- Estratégias de prevenção - o papel da família, escola, comunidade, saúde pública e privada, empresas e governos
- Estratégias de tratamento - abordagem multidisciplinar. Aspectos emocionais, comportamentais, nutricionais e farmacológicos
- Discussões finais
Dr. Nataniel Viuniski - Médico Pediatra e Nutrólogo, Médico Chefe do Serviço de Nutrologia do Hospital Unimed Caxias do Sul, Coordenador Nacional do Programa Escola Saudável, Ex Coordenador do Departamento de Obesidade Infantil da ABESO (2000/2005) , Coordenador Médico do Núcleo Espaço Leve -São Paulo, Autor do Livro Obesidade Infantil - Um Guia Prático.

Sexta à Tarde - 14h às 18h - Curso II - FoodService

Qualidade Nutricional e Sensorial na Produção de Refeições
Curso dirigido aos profissionais que atuam na gestão da produção de refeições, institucionais e comerciais, apresentando ações para a promoção da saúde, melhoria da qualidade e satisfação dos clientes, com ênfase nos aspectos nutricionais e sensoriais, disponibilizando instrumentos para avaliação e controle do processo produtivo. O programa engloba: Questões Gerais Sobre Qualidade na Produção de Refeições; A Atenção Alimentar e Nutricional ao Comensal na Produção de Refeições; Metodologia de Avaliação Qualitativa das Preparações do Cardápio – AQPC; Sistema de Avaliação da Qualidade Nutricional e Sensorial – AQNS.
Prof. Dra Bethania Hering - Nutricionista e Administradora, Mestre em Nutrição e Docente do Curso de Nutrição e do Curso de Especialização em Qualidade em Alimentação e Nutrição da Universidade do Vale do Itajaí (Univali).

Importante: Os participantes do curso receberão o livro: “Qualidade nutricional e sensorial na produção de refeições, Série Nutrição, EDUFSC”.

 

 

 

Programação Científica - Atualização Científica em Nutrição 2006
 

Sexta - 18h30 às 19h30

Abertura - Ministério da Saúde - Guia Alimentar da População Brasileira - Promovendo uma Alimentação Saudável
Dra Dillian Adelaide da Silva Goulart -Técnica da Coordenação Geral da Política de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Nutricionista pela Universidade Federal do Paraná, Especialista em Saúde da Família pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Sábado - 8h às 18h

8h - 11h30 – Sessão de Nutrição Clínica/Hospitalar

8h - 8h45 – Manejo Nutricional em Déficits Nutricionais
Dra Elza Daniel de Melo – Médica pela UFRGS, Nutricionista pelo IMEC, Mestre e Doutora em Pediatria pela UFRGS, Professora do Hospital de Clínicas de Porto Alegre e UFRGS, Chefe do Serviço de Nutrologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre

8h45 - 9h30 – Obesidade no Adulto: Um Desafio Pediátrico?
Dr. Carlos Alberto Werutsky – Médico pela UFRGS, Especialista em Endocrinologia e Metabologia, Nutrólogo, Diretor da ABRAN e Coordenador de Departamento da ABESO-SM.

9h30 –10h – Coffee Break

10h – 10h45 - Índice e Carga Glicêmica: Importância na Fisiopatologia da Obesidade, Diabetes e Doença Cardiovascular
Dra Beatriz D'Agord Schaan - Doutora em Medicina-Clínica Médica pela UFRGS, Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde/Cardiologia da Fundação Universitária de Cardiologia do RS, Chefe do Serviço de Medicina Experimental do Instituto de Cardiologia do RS, Coordenadora do Laboratório de Cardiologia Molecular e Celular do Instituto de Cardiologia do RS, Endocrinologista do Instituto de Cardiologia do RS.

10h45 – 11h30 - O Equilíbrio dos Ácidos Graxos Ômega 3 e 6 para Prevenção das Doenças Crônico-degenerativas
Dra Cynthia Antonnácio - Mestre em Nutrição pela Universidade de São Paulo, Sócia Proprietária da Equilibrium Consultoria em Nutrição e Bem-estar, e Autora do livro "Boa Forma em 8 Semanas" (ed. Dez/05).

11h30 - 12h15 – Sessão de Aspectos Alimentares, Culturais e Gastronomia

11h30 - 12h15 – O sistema AQNS: Maior Abrangência na Qualidade na Produção de Refeições
Dra Bethania Hering - Nutricionista e Administradora, Mestre em Nutrição e Docente do Curso de Nutrição e do Curso de Especialização em Qualidade em Alimentação e Nutrição da Universidade do Vale do Itajaí (Univali).

12h15 – 14h – Almoço incluso com todos os congressistas

14h às 15h30 – Sessão de Nutrição Esportiva

14h às 14h45 – Influência da Atividade Física na Composição Corporal
Profa. Ms. Patrícia Schneider - Professora de Educação Física. Mestre em Ciências do Movimento Humano pela ESEF- UFRGS.

14h45 – 15h30 – Suplementação de Nutrientes Antioxidantes para os Praticantes de Exercício Físico
Dra Cláudia Dornelles Schneider - Nutricionista , Mestre e Doutoranda em Ciências do Movimento Humano pela Escola de Educação Física da UFRGS, Professora de Nutrição Esportiva do Curso de Especialização em Ciências da Saúde e do Desporto da PUCRS, e do Curso de Especialização em Fisiologia do Exercício da UFRGS.

15h30 – 16h – Intervalo

16h - 17h30 – Sessão de Nutrição e Saúde Pública

16h – 16h45 – A Fome Oculta
Dra Andrea Ramalho - Doutora em Ciências da Saúde Pública, Professora e Diretora do Instituto de Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

16h45 – 17h30 –Proposta para uma Alimentação Adequada para a Prevenção e o Controle de Distúrbios Nutricionais
Dr Paulo Henkin – Coordenador da Política de Alimentação e Nutrição da Sec.Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul

17h30 - 18h - Consenso Regional "Definindo os Rumos da Nutrição no Brasil" definido pela Comissão Científica e participantes do Fórum Regional.