Programação Científica - Atualização Científica em Nutrição 2006
 
Sexta de Manhã - 8h30 às 12h30 – Curso I – Nutrição Esportiva

Nutrição Esportiva: Teoria e Prática
Bioenergética
Necessidades Nutricionais no exercício: carboidratos, proteínas e gorduras
Diferenças nutricionais da dieta do atleta e do esportista
Condutas para diferentes objetivos e fases de treinamento: perda de gordura corporal, ganho de massa muscular
Manipulação de cardápios
Cálculos e fontes de nutrientes em diferentes situações
Suplementos: legislação e discussão do uso para diferentes objetivos
Comportamento alimentar: o perfil do cliente e a abordagem diferenciada

Dra. Cynthia Antonnácio – Nutricionista; Mestre em Nutrição pela Universidade de São Paulo; Sócia Proprietária da Equilibrium Consultoria em Nutrição e Bem-estar; Autora do livro "Boa Forma em 8 Semanas" (ed. Dez/05); Atua nas áreas clínica, funcional e esportiva, tendo criado o Programa Equilibrium para perda de peso, bem-estar e performance esportiva, nas academias Competition e na Clínica Miyake, em São Paulo; Coordenadora de Nutrição do Fitness Brasil; Nutricionista palestrante do Cruzeiro do Bem-estar da Costa Cruzeiros, desde 2000.


Sexta à Tarde - 14h às 18h - Curso II - FoodService

Qualidade Nutricional e Sensorial na Produção de Refeições

Curso dirigido aos profissionais que atuam na gestão da produção de refeições, institucionais e comerciais, apresentando ações para a promoção da saúde, melhoria da qualidade e satisfação dos clientes, com ênfase nos aspectos nutricionais e sensoriais, disponibilizando instrumentos para avaliação e controle do processo produtivo. O programa engloba: Questões Gerais Sobre Qualidade na Produção de Refeições; A Atenção Alimentar e Nutricional ao Comensal na Produção de Refeições; Metodologia de Avaliação Qualitativa das Preparações do Cardápio – AQPC; Sistema de Avaliação da Qualidade Nutricional e Sensorial – AQNS.

Dra Rossana Pacheco da Costa Proença: Nutricionista, Mestre e Doutora em Engenharia, com Pós-Doutorado em Sociologia da Alimentação na França. Docente do Curso de Nutrição e do Programa de Pós-Graduação em Nutrição da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Orientadora de Doutorado na Universidade do Porto (Portugal) e na Universidad de Alcalá (Espanha).

Importante: Os participantes do curso receberão o livro: “Qualidade nutricional e sensorial na produção de refeições, Série Nutrição, EDUFSC”.

 

 

 

Programação Científica - Atualização Científica em Nutrição 2006
 
Sexta à Noite - 18h30 às 19h30

Abertura - Guia Alimentar da População Brasileira - Promovendo uma Alimentação Saudável - Ministério da Saúde

Dra Michele Lessa de Oliveira - Consultora técnica da Coordenação-Geral da Política de Alimentação e Nutrição - Depto Atenção Básica/SAS/Ministério da Saúde.

Sábado Integral - 8h30 às 18h

8h às 11h30 – Sessão de Nutrição Clínica/Hospitalar

8 h às 8h45 - Nutrição Clínica Baseada em Vivência e Evidência: Residência em Nutrição - Uma Experiência.
Dra Mª Hélida Guedes Logrado
- Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica e Terapia Nutricional Parenteral e Enteral pela SBNPE. Coordenadora da Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional do HRAN/SES/GDF. Coordenadora da Residência em Nutrição da SES/GDF. Preceptora da Residência em Nutrição Clínica, Área de Concentração Cirurgia Geral.

8h45 - 9h30 - O Café é um Alimento Funcional?
Prof. Dra Teresa Helena Macedo da Costa
– Professora Titular de Nutrição da Universidade de Brasilia, Doutorado em Bioquímica (D.Phil) pela Universidade de Oxford - Inglaterra, Mestre em Nutrição Humana pela UFRJ, Coordenadora do Projeto Coringa (Cortisol, Insulina e Índice Glicêmico em Adultos) e do Projeto Nutrição e Atividade Física. Coordenadora do Sub-projeto Embrapa Café e Saúde, Membro da British Nutrition Society (NS), Membro da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição (SBAN).

9h30 –10h– Coffee Break

10h – 10h45 – Dieta e Prevenção de Câncer
Dra Maria Margareth Veloso Naves
– Nutricionista, Prof. Universidade Federal de Goiás, Especialização em Residência Médica em Nutrição e Dietética - USP, Mestre em Alimentos e Nutrição – UNICAMP, Doutora em Ciência dos Alimentos – USP.

10h45 – 11h30 - O Equilíbrio dos Ácidos Graxos Ômega 3 e 6 para Prevenção das Doenças Crônico-degenerativas
Dra Cynthia Antonnácio
- Mestre em Nutrição pela Universidade de São Paulo, Sócia Proprietária da Equilibrium Consultoria em Nutrição e Bem-estar, e Autora do livro "Boa Forma em 8 Semanas" (ed. Dez/05).

11h30 - 12h15 – Sessão de Aspectos Alimentares, Culturais e Gastronomia

11h30 - 12h15 – O Saudável na Produção de Refeições
Prof. Dra Rossana Pacheco da Costa Proença
- Nutricionista, Mestre e Doutora em Engenharia, com Pós-Doutorado em Sociologia da Alimentação na França. Docente do Curso de Nutrição e do Programa de Pós-Graduação em Nutrição da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Orientadora de Doutorado na Universidade do Porto (Portugal) e na Universidad de Alcalá (Espanha).RJ, DF e SP

12h15 – 14h – Almoço incluso com todos os congressistas

14h às 15h30 – Sessão de Nutrição Esportiva

14h às 14h45 – Utilização de Suplementos Alimentares por Praticantes de Musculação
Prof. Dra Maria S. Silva
– Nutricionista, Docente da Universidade Federal de Goiás, Especialização em Nutrição pela USP, Mestrado em Ciências pela ESALQ-USP, Doutorado em Alimentos e Nutrição pela UNICAMP.

14h45 – 15h30 – Nutrição Esportiva na Teoria e na Prática. As dificuldades do Atleta para seguir as Orientações Dietéticas nas Competições.
Dra Erika Reinehr Ribeiro e Dra Narayana Reinehr Ribeiro
- Nutricionistas pela UnB, Pós graduadas em Nutrição para Alto Rendimento e Fitness - Universidade de Volta Redonda, Sócias Fundadoras da ABNE (Associação Brasileira de Nutrição Esportiva), Nutricionistas da Clínica Salute e das Academias Boca, Júlio Adnet e Tribus, Campeãs Esportivas de várias Modalidades Nacionais e Internacionais incluindo: Campeonato Brasileiro de Caiaque Polo, Campeonato Pan Americano de Caiaque Pólo, Copa Brasil de Slalom, 48° Lugar na Copa do Mundo de Slalom - Barcelona, 52° Lugar no Campeonato Mundial de Slalom – Alemanha.

15h30 – 16h - Intervalo

16h -17h30 – Sessão de Nutrição e Saúde Pública

16h – 16h45 – A Fome Oculta
Dra Andrea Ramalho
- Doutora em Ciências da Saúde Pública, Professora e Diretora do Instituto de Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

16h 45 – 17h30 - Oficina de Introdução de Alimentação Complementar
Dra Patricia Pires Queiroz -
Nutricionista da Secretaria do Estado de Saúde do DF na Unidade Mista de S. Sebastião, Especialista em Saúde Coletiva - Vigilância Sanitária - Alimentos pela UnB em parceria com a ANVISA.

17h30 - 18h - Consenso Regional "Definindo os Rumos da Nutrição no Brasil" (definido pela Comissão Científica e participantes do Fórum Regional)