Programação Científica
 

SEXTA  12.30hs às 18.30hs   l   Atualização Científica em Nutrição 2005



Nutrição Clínica   l   Novas Perspectivas para Tratamento da Obesidade

Curso baseado na proposta da Organização Mundial da Saúde e do Consenso Latino-Americano de Obesidade (Definição e Classificação, Fatores Etiológicos e Papel dos Macronutrientes, Tecido Adiposo, Mobilização Lipídica e Ingestão Alimentar, Peptídeos Orexígenos e Anorexígenos, Controle Nutricional na Obesidade, Controle Nutricional na Síndrome Metabólica, Terapia Nutricional na Cirurgia Bariátrica).

Prof. Drª Josefina Bressan - Nutricionista, Especialista em Nutrição Clínica (UFRJ), Mestre em Microbiologia Agrícola (UFV), Doutora em Fisiologia e Nutrição (UNAV, Espanha), Pós-doutora em obesidade e metabolismo (LSU, EUA), Professora do Departamento de Nutrição e Saúde da Universidade Federal de Viçosa, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Nutrição da UFV, Coordenadora do Departamento de Nutrição da Sociedade Brasileira de Diabetes, Pesquisadora do CNPq, Coordenadora de convênios com a Universidad de Navarra (Espanha) e Purdue University (EUA).


SEXTA  19.00hs às 20.00hs   l   Fórum Regional de Nutrição 2005


Abertura   l   Alimentação & Nutrição no Contexto da Saúde Pública: A Política Nacional de Alimentação e Nutrição - Ministério da Saúde

Dra Anelise Rízzolo de Oliveira Pinheiro – Nutricionista formada pela Universidade Federal De Pelotas (UFPel), Especialista em Terapia Nutricional e Saúde Publica e Mestre em Saúde Publica; atualmente ocupa o cargo de Assessora Técnica Adjunta da Coordenação Geral da Política de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde.


SÁBADO  8hs às 18.00hs


Módulo I
  l  8hs às 11.30hs   l   Nutrição Clínica/Hospitalar


8hs às 9.45hs   l   A Importância da Ingestão de Gorduras na Dieta


Dra. Gabriela Losso - Nutricionista pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo e Membro do Unilever Health Institute. Nutricionista do Departamento de Assuntos Regulatórios e Nutrição da Unilever Brasil.


9hs às 9.45hs   l   Contagem de Carboidratos Aplicado na Prática Clinica

Prof. Drª Josefina Bressan - Nutricionista, Especialista em Nutrição Clínica (UFRJ), Mestre em Microbiologia Agrícola (UFV), Doutora em Fisiologia e Nutrição (UNAV, Espanha), Pós-doutora em obesidade e metabolismo (LSU, EUA), Professora do Departamento de Nutrição e Saúde da Universidade Federal de Viçosa, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Nutrição da UFV, Coordenadora do Departamento de Nutrição da Sociedade Brasileira de Diabetes, Pesquisadora do CNPq, Coordenadora de convênios com a Universidad de Navarra (Espanha) e Purdue University (EUA).


9.45hs às 10hs   l   Intervalo


10hs às 10.45hs   l   Ação Funcional dos Flavonóides Cítricos na Prevenção de Doenças Crônicas

Prof. Dra. Thais Borges Cesar
- Doutorado em Ciência dos Alimentos pela Universidade de São Paulo e Pós-doutorado em Genética de Apolipoproteínas na Universidade de Boston, EUA, e na Universidade de Gent, Bélgica. Atualmente é Professor Assistente Doutor da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNESP e atua na área de Nutrição, com ênfase em Metabolismo Lipídico.


10.45hs às 11.30hs   l   A utilização de Alimentos Funcionais na Proteção da Saúde

Prof. Dra. Bernardete Weber
- Nutricionista, Pós-graduação em Administração Hospitalar, Livre Docente em Nutrição Clínica, Superintendente Assistencial do Hospital Moinhos de Vento, Membro da Academia Brasileira de Administração Hospitalar, Docente dos Cursos de Pós-Graduação em Gestão de Saúde da FUNDASC ,Florianópolis, SC e IAHCS , POA , RS.


Módulo II   l   11h30 às 12h30   l   Aspectos Alimentares, Culturais e Gastronomia


11.30hs às 12hs   l   Alimentação e Cultura: a Valorização do Natural e do Rural à Mesa Gaúcha


Dra. Renata Menasche - Doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Estágio na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS, Paris). Atualmente é professora da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), Pesquisadora da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária e Membro do Comitê da Sessão Brasileira da Comissão Internacional de Antropologia da Alimentação (ICAF).


12hs às 12.30hs   l   Gastronomia Hospitalar

Dra. Claudia Leite
- Nutricionista pela USP com Pós Graduação em Administração Hoteleira pelo Senac - SP e MBA em Marketing pela ESPM. Gerente de Marketing, responsável pelos segmentos de Hotelaria e Lazer na Nestlé Brasil, FoodServices


12.30 às 14hs   l   Almoço com todos os Congressistas no Restaurante Típico Gaucho "Moeda e Cofre" dentro do Santander Cultural



Módulo III   l   14hs às 15.30hs   l  Nutrição Esportiva


14hs às 14.45hs   l   Bebidas Esportivas: Mitos e Verdades

Dra. Flávia Meyer
- Professora Adjunta da Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Integrante do board médico do GSSI América Latina desde 1997. Formada em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com Residência Médica em Pediatria no Hospital de Clínicas de Porto Alegre e Doutora em Fisiologia e Farmacologia pela Universidade de McMaster no Canadá sob orientação do Dr. Oded Bar-Or.


14.45hs às 15.30hs   l   Suplementos Esportivos: Quando e Como Prescrever?

Dra Cláudia A. Perrone - Nutricionista, Especialista em Ciências do Esporte pela PUC-RS, Mestre em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Docente e Coordenadora do Curso de Nutrição da Universidade de Caxias do Sul, UCS, Docente do Curso de Educação Física da UCS.


15.30hs - 15.45hs   l   Intervalo


Módulo IV   l   15.45hs às 17.15hs   l   Nutrição e Saúde Pública


15.45hs às 16.30hs   l   Relação da Educação Nutricional e a Educação Popular em Saúde

Prof. Dra Neila Maria Viçosa Machado - Nutricionista, Professora Universitária - UFSC, Centro de Ciências da Saúde, Curso de Nutrição, Mestrado em Educação, Atuação em Nutrição em Saúde Pública, Coordenadora de Educação em Serviço do II Curso de Especialização em Saúde da Família/Modalidade Residência.


16.30hs às 17.15hs   l   Prevenindo as Carências Nutricionais na Infância

Prof. Dra. Márcia Regina Vítolo - Nutricionista, Doutora em Biologia Molecular pela UNIFESP. Docente do Curso de Nutrição da Universidade do Vale do Rio dos Sinos.


17.15hs às 18hs   l   Consenso Regional   l   Tema: Definindo os Rumos da Nutrição no Brasil - Comissão Científica do Fórum Regional