Esqueceu sua senha?
 
 
 
 
Busca Avançada
 
 
 
Receba as notícias da
Nutrição em Pauta
em seu e-mail
 
 
 

 

Editorial

Importância do Ensino da Oncologia na Formação do Profissional Nutricionista: Caracterização do Ensino no Piauí

Estimativas previstas para o biênio 2016-2017 no Brasil apontam a ocorrência de cerca de 600 mil casos novos de câncer. Este perfil epidemiológico observado assemelha-se ao da América Latina e do Caribe, onde os cânceres de próstata (61 mil) em homens e mama (58 mil) em mulheres serão os mais frequentes.

As Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Nutrição caracterizam o perfil do profissional nutricionista, com formação generalista, humanista e crítica, capacitado a atuar, visando à segurança alimentar e a atenção dietética, em todas as áreas do conhecimento em que alimentação e nutrição se apresentem fundamentais para a promoção, manutenção e recuperação da saúde e para a prevenção de doenças de indivíduos ou grupos populacionais, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida, pautado em princípios éticos, com reflexão sobre a realidade econômica, política, social e cultural.

O presente estudo teve como objetivo repensar os modelos de grades curriculares atualmente preconizados visando adequar a uma necessidade de formação do profissional nutricionista para a atuação no setor oncológico em todos os níveis de atenção.

É necessário inovar os padrões curriculares para integrar os novos campos de atuação do nutricionista.

 
 
 

 
Nossos Patrocinadores
   
 
© Copyright Nutrição em Pauta. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso.