Esqueceu sua senha?
 
 
 
 
Busca Avançada
 
 
 
Receba as notícias da
Nutrição em Pauta
em seu e-mail
 
 
 

 

Editorial

Dietoterapia Chinesa: Nutrição para Corpo, Mente e Espírito Sob a Óptica da Nutrição Integrativa

Ao nascer o homem recebe dois alimentos que, em suma tornam-se a base para o seu crescimento físico e mental: o leite materno e o cuidado. Estes dois alimentos não encerram as necessidades humanas, mas as nutrem a partir de sua vital importância. “Segundo Melanie Klein, o primeiro contato do bebê com a mãe se dá pela amamentação, quando a criança introjeta os aspectos positivos e negativos do mundo externo. Sensações de gratificação são construídas quando o bebê recebe alimento e afeto, sendo fundamental um contato carinhoso mãe-criança”. Nesse sentido, é de grande valia notar que a mesma importância dada à nutrição alimentar também deve ser dada para a nutrição emocional e mental do indivíduo. Partindo da necessidade humana de cuidado e de alimento, é possível dizer que o ser humano deve ser alimentado em caráter integral, considerando, portanto, todas as suas dimensões: física, mental, social e espiritual.

A Nutrição Integrativa considera que o alimento é uma força dinâmica que interage com os seres humanos nos níveis corpóreo e físico, no mental e emocional, no social e espiritual. Debruçam-se nas medicinas milenares, tais como a Medicina Tradicional Chinesa para explicar que é preciso “olhar para dentro” para que a boa nutrição ocorra. Essa medicina não convencional entende o ser humano com múltiplas dimensões, principalmente a espiritual e, coloca a alimento como sendo a base essencial para promoção de saúde.

Esse artigo enfatiza o tratamento da Medicina Tradicional Chinesa para a saúde, através da alimentação natural com o objetivo de promover o bom funcionamento dos órgãos internos e expandir o conceito de nutrição, demonstrando que as necessidades humanas vão além de processos biológicos e envolvem a mente e a consciência do indivíduo, ao qual se chama de espírito.

Prepare-se para o Mega Evento Nutrição 2017, englobando o 18o Congresso Internacional de Nutrição, Longevidade e Qualidade de Vida, 18o Congresso Internacional de Gastronomia e Nutrição, 5o Congresso Multidisciplinar de Nutrição Esportiva, 13o Fórum Nacional de Nutrição, 12o Simpósio Internacional da American Academy of Nutrition and Dietetics (USA), 10o Simpósio Internacional da Nutrition Society (United Kingdom), 10o Simpósio Internacional do Le Cordon Bleu (França), 18a Exposição de Produtos e Serviços em Nutrição e Alimentação, dentre outros, que será realizado em São Paulo em agosto de 2017 e já conta com parcerias com as principais entidades internacionais e nacionais do setor.

E também o 13o Fórum Nacional de Nutrição 2017, que será realizado nas principais capitais do Brasil.

 
 
 

 
Nossos Patrocinadores
   
 
© Copyright Nutrição em Pauta. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso.